CER/APAE capacita servidores municipais, estaduais e prestadores de serviços do SUS

O CER/APAE está oferecendo aos profissionais de educação e da saúde (servidores municipais, estaduais e prestadores de serviços do SUS – Sistema Único de Saúde), Ampliação do Atendimento Multiprofissional e de Oftalmologia às Pessoas com Deficiência na Macrorregião de Saúde de Campo Grande – MS, especificamente dos atendimentos de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Oftalmologia. A capacitação teve início em agosto e finalizará no mês de novembro.

O objetivo do projeto é oferecer formação, capacitação, treinamento e aperfeiçoamento para profissionais da área da saúde que atuem na atenção básica, especializada e hospitalar do Sistema Único de Saúde, na Macrorregião Campo Grande – MS, na assistência da pessoa com deficiência física e intelectual.

O estado de Mato Grosso do Sul possui três macrorregiões de saúde, sendo que em cada uma delas possui apenas um Centro Especializado em Reabilitação – CER, sendo um em Corumbá, um em Três Lagoas e um na capital Campo Grande. Dentre elas, somente o CER de Campo Grande possui habilitação ministerial com nível IV, ou seja, realiza atendimento médico assistencial a pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual e múltipla.

O projeto proporciona formação aos profissionais quanto a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência na atenção básica ao serviço especializado; Capacita quanto ao uso de indicadores de funcionalidade (CIF e MIF); Realiza formação técnica para os cuidados do Paciente Amputado (pós-operatório imediato, pré-protetização e protetização); Oferece treinamento e aperfeiçoamento para avaliação, prescrição e dispensação de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção – OPM; Além de oferecer formação quanto ao uso do Sistema de Regulação de Vagas – SISREG, para encaminhamento do paciente com deficiência para a atenção especializada, assim como, para outros serviços relacionados à saúde da Pessoa com Deficiência.

Foram ofertadas 500 vagas para os cursos de: Saúde da Pessoa com Deficiência ao Serviço Especializado (20h); Educação e Saúde (20h); Deficiência Intelectual CER/CAPS atendimento integral do paciente DI e TEA com perfil psiquiátrico (20h).

O CER/APAE de Campo Grande/MS, presta serviço de Medicina Física e Reabilitação para o SUS, sendo referência estadual no atendimento das pessoas portadoras de deficiência na aplicação de toxina botulínica, atendimento do paciente ostomizado e oficina ortopédica dispensando meios auxiliares de locomoção. A unidade conta com uma equipe de 97 profissionais da área da saúde, sendo 14 médicos e 83 profissionais da equipe multiprofissional, com experiência no atendimento de pacientes com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, ostomizados e múltiplas deficiências.

Sobre o Projeto: O projeto inscrito no Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS) foi aprovado e recebeu recursos da Vale e empresas do Grupo, com o objetivo de apoiar a execução dos projetos da APAE de Campo Grande. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *