APAE/CG participa de lançamento da campanha de enfrentamento de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

A APAE/CG participou ontem (04/11), por meio da Coordenadora do IPED/APAE, Josaine Palmieri, do lançamento da Campanha Estadual de Enfrentamento das Arboviroses, que combate a doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A campanha tem como objetivo a conscientização da sociedade e dos gestores municipais, sobre a importância de se organizarem antes da chegada do período chuvoso, no combate ao surgimento de novos criadouros do mosquito.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o Estado vai fornecer aos municípios quinhentos mil sacos de lixo, três mil pares de luvas ecológicas, um milhão de folders, 20 mil cartazes, 700 faixas e 1.600 banners para campanhas educativas.

Também será utilizado o aplicativo de celular e-Visita Voluntário, que possibilitará às instituições públicas e privadas informar no sistema utilizado pelos Agentes de Combate de Endemias, a existência de focos de proliferação do Aedes aegypti.

A APAE/CG faz parte do CECA – Comitê Estadual de Combate às Arboviroses, doenças transmitidas por vetores (insetos, especialmente mosquitos), conforme publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 15 de maio de 2019. O comitê, presidido administrativamente pelo governador, auxilia a Secretaria de Estado de Saúde (SES) na definição de políticas públicas de combate e controle dos vetores transmissores das arboviroses. O CECA também tem o papel de mobilizar a sociedade civil organizada no enfrentamento da epidemia da Dengue, Chikungunya, Zica e de outras arboviroses.

*Com informações e foto SES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *