CEDEG/APAE inicia Projeto de Terapia de Obesidade Infantil com alunos e familiares

O Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE) iniciou hoje (16/03), o Projeto de Terapia de Obesidade Infantil (TOI), em parceria com o Médico Pediatra Nutrólogo, Dr. Sandro Benites.

O projeto de iniciativa do Dr. Sandro Benites, é desenvolvido no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, desde 2003, e agora será feito com os alunos do CEDEG/APAE, que estão acima do peso e com seus familiares e/ou responsáveis.

Além do Dr. Sandro Benites, o CEDEG/ APAE formou com seus profissionais, uma equipe que estará diretamente envolvida no projeto, sendo a Nutricionista Kamilla Freitas, o Psicólogo Bruno Rodrigues, a Enfermeira Valdirene dos Santos e os Professores de Educação Física, Renan Bugini, Filipe Edgard e Elizandra Rodrigues.

Em conversa com os alunos e familiares, nesta segunda-feira, Dr. Sandro Benites explicou como funcionará o projeto. Também foram solicitados exames e realizada avaliação antropométrica para coletar dados como peso e altura. Após o diagnóstico e resultado dos exames, será feito um planejamento alimentar e orientações que deverão ser seguidas em casa.

O médico explica que o projeto está sendo iniciado no CEDEG/APAE, considerando a pandemia de sobrepeso e obesidade no Brasil e no Mundo. “Existe uma série de doenças associadas ao excesso de peso, como diabetes, hipertensão, entre outras, e a gente sabe que a grande maioria das crianças e adolescentes obesos se tornarão adultos obesos, por isso temos trabalhado com uma forma preventiva. A medicina mais simples e eficaz que existe. Prevenindo contra a obesidade, você evita uma série de consequências trágicas físicas e emocionais na vida adulta”, explicou.

Dr. Sandro Benites também explicou os motivos que o levaram a trazer esse projeto para a APAE. “A instituição foi escolhida por ter várias crianças que fazem o uso de medicamentos que favorecem o ganho de peso. Então iremos tentar organizar essas medicações e a nossa proposta de reeducação de comportamento para toda a família. Vale a pena trabalharmos com a medicina preventiva e aqui ainda teremos a oportunidade de trabalhar com outros profissionais, já que tem psicóloga, nutricionista, enfermeira. Temos tudo para trabalhar, a demanda e os profissionais. Tem tudo para dar certo”, afirmou.

Os encontros serão realizados nos primeiros dois meses, todas às segundas-feiras, com o Dr. Sandro Benites, e os participantes do projeto serão acompanhados pelos profissionais do CEDEG/APAE diariamente. Ao todo, são 24 famílias participando.

O principal propósito do projeto é desenvolver uma reeducação dos hábitos de vida dos pacientes, tanto no aspecto alimentar, quanto de atividades físicas e comportamentais, frente à obesidade.

Diretor Pedagógico do CEDEG/APAE, Hugo Jader Monteiro falou sobre a importância do projeto para a unidade. “Temos o intuito de melhorar, principalmente, a condição de saúde de nossos alunos. Não conseguimos desenvolver um pedagógico sem que o clínico e a condição de saúde do aluno esteja correta. O objetivo é melhorar a alimentação e a qualidade de vida. Queremos juntar uma qualidade de ensino com a qualidade de vida desses alunos”, disse.

Responsável pelo projeto na unidade, a Nutricionista Kamilla Freitas falou do alto índice de obesidade entre os alunos da unidade. “80% dos nossos alunos são obesos, por isso decidimos convidar o Dr. Sandro Benites a trazer esse projeto para cá. A iniciativa é de extrema importância para eles” explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *