O IPED/APAE é um Instituto de triagem neonatal, pré-natal e de exames complementares destinados à elucidação de diagnósticos, acompanhamento e tratamentos. Atende aos recém nascidos do estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Público de Triagem Neonatal que realiza exames de cada recém nascido e o acompanhamento dos pacientes com exames alterados, a partir da atuação de uma equipe multiprofissional (Médicos Endocrinologista, Pediatra, Hematologista, Pneumologista, Gastro-pediatra, Assistentes Sociais, Psicólogo, Nutricionistas e Geneticista).

O Programa de Proteção a Gestante do Estado de Mato Grosso do Sul (PEPG/MS) foi implantado no ano de 2002, por meio do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande (IPED/ APAE), em parceria com o Governo Estadual, por meio das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, com o intuito de ampliar o acesso das gestantes do Estado ao Pré-Natal e contribuir com a redução da morbimortalidade materno-infantil. Os exames de Triagem Pré-Natal são de extrema importância para uma gestação segura, pois através dele é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem atingir a mãe e o bebê como doenças, infecções ou disfunções que, detectadas precocemente, possibilita um tratamento com maior êxito.

O PEPG é dividido em três etapas: 1ª) a realização da Triagem Pré-Natal, através da coleta de algumas gotas de sangue do dedo da gestante colocadas em papel-filtro, 2ª) a posterior confirmação do diagnóstico através de exames laboratoriais e 3ª) o acompanhamento e tratamento de todas as gestantes do Estado.

O PEPG/MS é considerado um grande avanço na saúde pública do Estado. O Programa possibilita diagnosticar as doenças ainda na gestação, prevenindo possíveis complicações e agravos para a mãe e para o bebê, já que as doenças podem ser transmitidas da mãe para o filho durante a gestação.

Clique para conhecer as nossas certificações

Diversos estudos já realizados enfatizaram a sensibilidade e especificidade dos testes utilizando como material biológico o sangue seco em papel-filtro, elevando assim a confiabilidade desta metodologia. O IPED/APAE de Campo Grande é pioneiro na utilização do sangue seco em papel-filtro como material biológico para o diagnóstico de doenças da Triagem Pré-Natal.

Endereço:
Rua Estevão Capriata, 285 – Vila Progresso
CEP: 79050-440 – Campo Grande/MS
Telefone: (67) 3348-7800
e-mail: iped.apae@apaecg.org.br

Curta a Página do IPED/APAE no facebook