APAE e Prefeitura de Campo Grande entregam 26 cadeiras de rodas para estudantes da rede municipal de ensino



A APAE, em parceria com a prefeitura de Campo Grande e secretarias municipais de Saúde e Educação, entregaram nesta sexta-feira, 22, cadeiras de rodas para 26 estudantes da Rede de Ensino Municipal. O evento ocorreu durante a semana comemorativa para a Luta das Pessoas com Deficiência.

O presidente da APAE, Antônio José dos Santos Neto, falou da importância da parceria do município para atender as famílias que precisam de apoio para cuidar de pessoas com deficiência. “A prefeitura é uma parceira importante da Apae, que ajuda no atendimento a essas famílias, que precisam de apoio para terem acesso aos serviços. Sozinhos não fazemos nada, nem a Apae, nem a prefeitura, nem as famílias que precisam desse apoio. Esse evento aqui hoje reforça a vontade em avançarmos para melhorar a vida das pessoas”, disse.

A parceria entre a APAE e a prefeitura se consolida cada vez mais. Este processo é demonstrado nas ações conjuntas que asseguram a qualidade de vida e a acessibilidade dos alunos. “Por isso, constantemente, estamos avaliando nosso processo de trabalho. A APAE prioriza o ser humano e cada um de nossos profissionais se dedica ao máximo para tornar este sonho possível”, afirma Antônio José.

Em um discurso emocionado, o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad ressaltou a garantia da acessibilidade, inclusão e qualidade de vida da Pessoa com Deficiência (PCD). “O poder público tem a obrigação de ofertar as ferramentas e instrumentos para que as famílias vivam com dignidade”, diz.

“Agradecemos as famílias que cuidam de entes com qualquer tipo de deficiência, mas também não posso deixar de expressar minha gratidão pelos funcionários da Semed e, principalmente a equipe da APAE, que foram escolhidos por Deus de acordo com o bem que podem fazer ao próximo. Isto sim, merece reconhecimento e podem contar com a prefeitura para fazer com que não apenas as crianças, mas toda a população que possui algum tipo de deficiência tenha assegurados seus direitos”, confirma Trad.

O objetivo da parceria entre a APAE e a prefeitura é desenvolver ações que assegurem a qualidade de vida e a acessibilidade dos alunos. Através da parceria com a Sesau, os alunos atendidos pela Educação Especial têm sido encaminhados e regulados pelo sistema (Sisreg).

No Centro Especializado em Reabilitação da APAE são oferecidos atendimentos clínicos, avaliação diagnóstica, audiometria, potenciais evocados auditivos de tronco cerebral e indicação de cadeiras de rodas, órteses e próteses.

Veja a galeria completa de fotos do evento no link http://bit.ly/2xCf6lA

Depoimentos dos convidados 

Procuradora de justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos (Ministério Público)

“Além de reafirmar o compromisso do Ministério Público na defesa das crianças e pessoas com deficiência eu quero aqui destacar que ações como esta de hoje aproxima a prefeitura das crianças, dos pais e da população. Isso sim é cidadania”, pondera a magistrada.

Secretária municipal de educação, Ilza Mateus.

“É indispensável que tenhamos esse olhar no sentido de oferecer às crianças com deficiência ou com algum tipo de necessidade especial o que elas precisam para que possam ter assegurado o direito ao seu pleno desenvolvimento. A cadeira de roda, por exemplo, precisa ser trocada pois vai ficando pequena para o aluno e passa a não atender as necessidades dele. Esse instrumento é importante para o aluno, a família e as equipes que apoiam as crianças pois facilita o dia a dia e promove a acessibilidade desses estudantes que têm em nossa administração um olhar bastante carinhoso e especial”, pondera a secretária.

Secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela.

“Precisamos buscar as soluções para garantir que os serviços cheguem à população. Esse é o papel de todos nós que estamos na prefeitura e as secretarias estão focadas neste objetivo, e unidas para promover a inclusão das pessoas. A gente constrói é com a inclusão e é isso que viemos afirmar aqui hoje”, disse.



VOLTAR

NOSSOS SETORES