ACREDITAÇÃO E CERTIFICAÇÕES CONTROLE EXTERNO DE QUALIDADE

Prezando sempre pela qualidade dos serviços prestados, o IPED/APAE participa de certificações que conferem melhoria contínua em todos os processos de análise.

Atualmente o IPED/APAE é acreditado pelo DICQ Sistema Nacional de Acreditação.

O DICQ é uma empresa técnico-científica que tem como objetivo realizar inspeção, auditorias, credenciamento e acreditação do sistema de qualidade de laboratórios clínicos e de organizações prestadoras de serviços de saúde, através de critérios e requisitos próprios.

O Controle Externo de Qualidade é um elemento fundamental para garantir a qualidade do laboratório clínico, assegurando a comparabilidade dos resultados com outros laboratórios o que permite   avaliar o seu desempenho em longo prazo. Isso possibilita ao laboratório, obter informações sobre o seu grau de desempenho em relação a todos os demais laboratórios participantes, detectar não-conformidades em seus processos implantando ações corretivas ou preventivas, comparar seus resultados com os de outros laboratórios, estudar a influência dos métodos, padrões e calibradores utilizados, além de complementar a utilização do controle interno de qualidade. São medidas que asseguram o diagnóstico preciso dos pacientes.

O Laboratório IPED mensalmente utiliza os seguintes Controles Externos de Qualidade:

O PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) é o maior Provedor de Ensaios de Proficiência do país com mais de 5.500 laboratórios participantes. O ensaio de proficiência oferecido pelo PNCQ é constituído de uma série de amostras-controle enviadas mensalmente aos laboratórios participantes, elaborado de acordo com os termos contratuais, para que eles venham a conhecer a sua precisão e exatidão.


Os serviços da ControlLab estão essencialmente direcionados a todos os laboratórios que se preocupam em garantir a qualidade e a confiabilidade de seus laudos de análise. Por meio de novas oportunidades, de constante atualização tecnológica e das necessidades do mercado, os serviços de ensaios de proficiência, controle interno, calibração, indicadores e treinamentos são desenvolvidos em parceria com os clientes.

A Divisão de Triagem Neonatal e Biologia Molecular do CDC gerencia o Programa de Garantia de Qualidade de Triagem Neonatal (NSQAP) para aprimorar e manter a qualidade e a precisão dos resultados da triagem neonatal. O programa fornece treinamento, consulta, testes de proficiência, diretrizes e materiais para os laboratórios estaduais de saúde pública e outros laboratórios responsáveis ​​pela triagem de recém-nascidos nos EUA e em muitos outros países.


A Fundación Bioquímica Argentina coloca à sua disposição o seu Programa Externo de Avaliação da Qualidade, PEEC, que oferece os mais variados recursos para solucionar problemas analíticos de qualidade.