No dia 10 de Junho de 1967, reuniu-se na sede da Associação de Imóveis, sita a Rua D. Aquino n o 339, uma comissão composta dos valorosos colaboradores Srs. Noel Martins, Dom Antônio Barbosa – Bispo Diocesano de Campo Grande, Cel. Faustino Corrêa – Representante do Comandante da 9 a Região Militar, Gabriel Cardoso Ramalho e Wilson Furtado, com a finalidade de fundar esta APAE, bem como, elaborar o seu primeiro Estatuto e eleger a primeira Diretoria que ficou assim constituída:


Presidente – Prof a Oliva Enciso
1º Vice Presidente – Dr. Wilson Furtado
2º Vice Presidente – Manoel de Castro Pache
Secretário Geral – Noel Martins
1º Secretário – Gabriel Cardoso Ramalho
Tesoureiro – Reginaldo Martins Mendonça


Conselho Fiscal
Orlando Andrade Pinho
Nery Alfeu Yule
Mauro de Almeida
José Afonso Portocarrero
Carlos Jenckins

Posteriormente foram eleitos presidentes para dirigir os destinos da Entidade, os seguintes cidadãos: Sr. Noel Martins, Dr. Hércules Maymone, Dr. Antônio Issa Nahas, este último exerceu o cargo com sacrifício e abnegação durante sete anos consecutivos, tendo nesse período conseguido junto ao casal Lutfala Gales e sua esposa, a doação de uma área com 22.676,80 m 2 , onde funciona o CEDEG/APAE, bem como recursos financeiros do Governo do então Estado de Mato Grosso, iniciado e concluído o primeiro pavilhão da nossa sede própria e também todo o alambrado que circunda as divisas da nossa área, pois a sede da APAE funcionava na época em dois lugares, a escola neste local e os técnicos e administração em um prédio alugado na Rua Anhanduí, próximo ao Mercado Municipal.

Depois de tantos anos de mandato e sentindo-se sozinho e exausto no comando da Entidade e com tantos problemas de ordem financeira e administrativa, em Novembro de 1981 o Tesoureiro Irmão Yosiharu Nosshe procurou alguns Irmãos da Loja Maçônica União e Fraternidade VI, fazendo um apelo para que essa Loja assumisse a manutenção da APAE e caso isso não fosse possível a única alternativa seria encerrar as atividades da Entidade fechando suas portas.

Um grupo de Irmãos representando a maioria dos obreiros da Loja resolveram apesar de algumas resistências, assumir os destinos desta Entidade, elegendo no dia 02 de Dezembro de 1981, o Irmão Jorge Cardoso Ramalho para Presidência da Entidade, iniciando então a participação da Maçonaria na manutenção da APAE de Campo Grande.

Durante o seu mandato o Irmão Ramalho, além de sanar os problemas financeiros, promovendo eventos para arrecadar fundos, tendo o apoio da Sra Martinha Nantes e outros Colaboradores, conseguindo também com o apoio da comunidade, construir o segundo pavilhão da Escola. Também durante o seu mandato, outras Lojas Maçônicas como Acácia do Sul, Fraternidade e Segredo, Gonçalves Ledo, passaram a compor o grupo das mantenedoras.

Cumpre-nos destacar que no transcorrer do tempo foram fundadas outras Lojas Maçônicas, que passaram a integrar o corpo de mantenedoras desta APAE.

Destacamos que no ano de 1997 foi criado o Laboratório de Triagem Neonatal, Pré-Natal e de exames complementares destinados à elucidação de diagnósticos e tratamentos, IPED/APAE – INSTITUTO DE PESQUISAS, ENSINO E DIAGNÓSTICOS – IPED.

No ano de 2003, foi criado o Complexo de Atendimento Multidisciplinar de Saúde – CAMS/APAE, Unidade Ambulatorial da APAE, em Convênio com o Sistema Único de Saúde – SUS, com o objetivo de promover à comunidade sul-mato-grossense atendimentos mensais através de profissionais de diversas áreas como: assistentes sociais, fonoaudiólogas, psicopedagogas, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas, bem como, um corpo clínico médico composto por especialistas da área de pediatria, psiquiatria, infectologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia e geriatria.

Em janeiro de 2012 foi inaugurado o Centro Especializado em Reabilitação Física – CER/APAE, tendo como missão, oferecer atendimentos integrados com uma equipe multidisciplinar de profissionais na área da saúde, minimizando assim as sequelas da deficiência e promovendo a reabilitação e reintegração social com elevada qualidade e responsabilidade.

No ano de 2014, foi encerrada as atividades da Unidade CAMS/APAE, por motivo da Habilitação pela Portaria No 1.357, de 02 de dezembro de 2013, ocorrendo então a junção da mesma com a Unidade CER/APAE, onde passou-se a uma Unidade de Reabilitação de pessoas com Deficiência Física e Intelectual, integrando a Rede de Assistência à Pessoa com Deficiência, na qualidade de CER II, do Ministério da Saúde.

Ressaltamos que com o passar dos anos, vários Irmãos assumiram a presidência desta APAE, os quais cumpriram seus mandatos com dedicação e extremo zelo em prol das pessoas com necessidades especiais, para oferecer aos alunos e pacientes um atendimento de qualidade e uma tratamento de excelência.

A APAE de Campo Grande/MS pode ser considerada entre uma das maiores do Brasil, oferecendo atendimento às pessoas com deficiência, que são e sempre serão o nosso maior objetivo e a razão da nossa existência.