APAE/CG e UFMS realizam o 3° Congresso Sul-mato-grossense de Doenças Raras

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realiza nos dias 18 e 19 de setembro, o 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Doenças Raras, o 3º Simpósio Internacional dos Programas de Pós-Graduação do INISA, a 16ª Jornada Acadêmica de Enfermagem e a 11ª Jornada Acadêmica de Fisioterapia.

O congresso será realizado de forma integrada, compondo um grande evento científico com plataforma comum, planejado para fomentar a articulação entre comunidade acadêmica, profissionais de saúde e sociedade civil.

Com o tema central “Inter e multiprofissionalidade na formação e na prática em saúde”, o evento tem como objetivo estimular o debate e a reflexão crítica sobre a formação e a prática inter e multiprofissional e a difusão do conhecimento. Profissionais do Centro de Reabilitação e Oficina Ortopédica (CER/APAE) e do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos (IPED/APAE), estarão entre os palestrantes, compartilhando a vivência diária dos atendimentos realizados na APAE de Campo Grande.

Além disso, a parceria entre a instituição e a universidade pretende incentivar a produção e a divulgação científica por meio da apresentação de trabalhos acadêmicos, promovendo a troca de saberes entre graduação, pós-graduação e serviços de saúde.

A proposta é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a APAE de Campo Grande, por meio do CER/APAE, envolvendo ativamente os cursos de Graduação em Enfermagem e Fisioterapia, as Residências Uniprofissional e Multiprofissionais em Saúde, além dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem, Ciências do Movimento e Saúde da Família, vinculados ao Instituto Integrado de Saúde (INISA/UFMS).

O presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, destacou a importância da realização do congresso em conjunto com a UFMS. “Este evento é uma oportunidade única de integração entre diferentes áreas da saúde, reunindo pesquisa, ensino e prática em um mesmo espaço. Pela terceira vez realizamos o congresso em parceria com a UFMS, o que fortalece nossa missão de oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e de fomentar a produção científica, que reflete diretamente na melhoria da assistência à população”, destacou.

Haverá mesa redonda de doenças raras, Atenção multi e interprofissional ao paciente com dor crônica, Da Amputação à Funcionalidade: a atuação multiprofissional e o processo de protetização na reabilitação de pacientes amputados de membros inferiores, entre outros temas. A cerimônia de abertura será realizada na quinta-feira (18), às 17h, no anfiteatro LAC, da UFMS.

Programação:

Para acessar toda a programação dos dois dias de evento, basta clicar no link:

https://www.even3.com.br/rarasms25-595706

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *