APAE de Campo Grande firma parceria com a Sicredi para implantação do Programa “A União Faz a Vida”

Na tarde de segunda-feira (8/9), a APAE de Campo Grande e a Sicredi assinaram o Acordo de Cooperação que marca o início da implantação do Programa “A União Faz a Vida”, no CEDEG/APAE.

A União Faz a Vida é o programa nacional de responsabilidade social mais antigo da Sicredi. De forma interdisciplinar, propõe uma metodologia própria baseada em princípios de cooperação e cidadania, capacitando professores para trabalharem com os alunos valores como solidariedade, respeito à diversidade, participação e trabalho em equipe.

A iniciativa busca formar cidadãos cooperativos e conscientes, estimulando crianças e adolescentes a desenvolverem projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade. O programa já está presente em 15 estados brasileiros, impactando mais de 5,3 milhões de crianças e adolescentes, em mais de 4.900 escolas, com a participação de mais de 250 mil profissionais da educação.

Durante a cerimônia, o presidente da Sicredi Campo Grande/MS, Wardes Lemos, destacou a importância da parceria. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento e com uma sociedade mais cooperativa e cidadã. Esse programa fortalece os laços entre escola, família e comunidade”, afirmou.

A especialista em Educação da Fundação Sicredi, Suellen Lins Batista, ressaltou os princípios norteadores do projeto. “O programa tem como base a cooperação e a cidadania. Ele amplia o aprendizado para além dos muros da escola, envolvendo toda a comunidade”.

O presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, celebrou a parceria entre a instituição e a cooperativa. “Estamos muito contentes e prontos para contribuir no que for necessário. Esse projeto trará muitos frutos para nossa equipe e nossos alunos. Agradecemos à Sicredi pela confiança em nossa instituição”, agradeceu.

A vice-presidente da FEAPAEs/MS, Fabiana Maria das Graças Oliveira, também destacou o impacto do programa. “Vocês não têm noção do quanto cresci e aprendi com o programa “A União Faz a Vida”. Estamos muito felizes em poder levar agora, para as APAEs de Mato Grosso do Sul, pois, quando temos parceiros, conseguimos cumprir melhor o nosso papel na sociedade”, afirmou.

O coordenador das atividades complementares do CEDEG/APAE, Júlio Sotana, lembrou que a iniciativa dará ainda mais visibilidade às produções artísticas e educativas da instituição. “É uma felicidade para nós participar deste programa que fortalece as atividades que já realizamos”, contou.

A solenidade foi encerrada com a apresentação musical da Banda Girassol, do CEDEG/APAE, que interpretou sua canção autoral “Força Para Vencer”.

Sobre a APAE de Campo Grande

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG) foi criada em 10 de junho de 1967. É uma instituição filantrópica, de caráter cultural, assistencial, de saúde, educacional, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos. Possui três unidades: CEDEG, IPED e CER.

O Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE) atende atualmente 310 alunos com deficiência intelectual e/ou múltiplas e Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo educação infantil, ensino fundamental, educação profissional, atividades complementares e atendimento educacional especializado.

O Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos (IPED/APAE) já realizou mais de 1 milhão de exames pelo SUS, incluindo o teste do pezinho, exames pré-natais e outros. Também conta com ambulatório multiprofissional que acompanha pessoas com fibrose cística, fenilcetonúria, hipotireoidismo, toxoplasmose, biotinidase, hiperplasia adrenal congênita e outras condições.

O Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica (CER/APAE) atende cerca de 1.500 pessoas diariamente, entre consultas, terapias e tratamentos clínicos. Dispensa cadeiras de rodas, confecciona órteses e próteses em sua oficina ortopédica e distribui materiais e insumos de ostomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *