Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a APAE de Campo Grande promoverá uma série de atividades voltadas para alunos, usuários e suas famílias. As ações acontecerão no Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE) e no Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica (CER/APAE), com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), fomentar a inclusão e proporcionar momentos de aprendizado e interação.
A diretora pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco, destaca a importância de ações que promovam a conscientização e a inclusão das pessoas com TEA.
“A equipe do CEDEG/APAE realizará algumas atividades para os alunos e suas famílias. Serão oferecidas atividades lúdicas para os nossos alunos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, e uma roda de conversa com as famílias, realizada pelo advogado Dr. Flávio, permitindo a participação de todos nesta data. A partir dessas atividades, buscaremos chamar a atenção para o tema, conscientizar a população sobre a importância dos direitos igualitários para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, e reforçar a necessidade de respeito e garantia de uma vida de qualidade”, afirma Helciane.
Programação no CEDEG/APAE
Local: Avenida Joana D’Arc, 1450 – Bairro Santa Branca
02 de abril
– 9h – Visita dos bombeiros e atividades de tirolesa e interação com personagens para as crianças (matutino)
– 14h – Visita dos bombeiros e atividades de tirolesa e interação com personagens para as crianças (vespertino)
– 14h – Roda de conversa com as famílias, com o advogado Dr. Flávio
No CER/APAE, a programação inclui palestras e rodas de conversa para ampliar o conhecimento sobre o TEA e desmistificar preconceitos. O coordenador técnico da unidade, Leonardo Moreira Leal, ressalta a importância dessas atividades para a conscientização e o acolhimento das famílias.
“As atividades programadas para este dia são extremamente importantes, pois oferecem um espaço de aprendizado, troca de experiências e reflexão. Por meio de palestras, buscamos informar sobre o TEA, desmistificar preconceitos e promover um ambiente de acolhimento e respeito. É uma oportunidade para que pais, educadores e profissionais de saúde se unam em torno de um objetivo comum: garantir que cada pessoa com autismo seja valorizada por suas singularidades e potencialidades. Ao proporcionar momentos de interação entre crianças, suas famílias e a comunidade em geral, estamos contribuindo para uma maior compreensão e aceitação do autismo, fundamentais para a construção de um futuro mais justo e inclusivo. Convidamos todos a se juntarem a nós neste dia especial, para que juntos possamos celebrar as conquistas, discutir desafios e, principalmente, reforçar nosso compromisso com a inclusão e o respeito às diferenças”, enfatiza Leonardo.
Programação no CER/APAE
Local: Rua Carlinda Tognini, 221 – Vila Progresso
02 de abril
– 10h – Roda de conversa da Terapia Ocupacional, com o tema: “Entre sentir e fazer: aspectos sensoriais e desempenho no dia a dia”
03 de abril
– 10h – Palestra com o psicólogo Pedro Alfaia, com o tema: “O olhar sobre o TEA: percepções, desenvolvimento e manejo. Como será o caminhar?”
A APAE de Campo Grande convida toda a comunidade a participar das atividades e reforçar a importância da inclusão, do respeito e da valorização das pessoas com autismo.
