Atletas da APAE/CG conquistam pódios na XXIV Olimpíadas Especiais das Apaes, em Brasília

Os atletas da APAE de Campo Grande retornaram da XXIV Olimpíadas Especiais das Apaes trazendo na bagagem conquistas importantes, experiências enriquecedoras e muito orgulho para a instituição e para suas famílias.

De 8 a 13 de dezembro, a delegação participou da etapa nacional do evento, realizada em Brasília (DF), que reuniu mais de 1,8 mil pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, representando 24 estados brasileiros e o Distrito Federal.

A APAE de Campo Grande subiu ao pódio na modalidade natação. A atleta Adriana Tavares conquistou o 2º lugar nos 25 metros livre, enquanto Carlos Alexandre garantiu o 3º lugar nos 50 metros livre, resultados que refletem o empenho e a dedicação dos atletas ao longo dos treinamentos.

Para a professora de Educação Física do CEDEG/APAE, coordenadora das Olimpíadas e técnica da instituição, Michele Caroline Fabiano, a participação dos atletas da APAE de Campo Grande foi extremamente significativa. “Os resultados que alcançamos vão muito além de medalhas ou classificações. Eles refletem o esforço, a dedicação e a superação de cada atleta. Vimos de perto o quanto nossos alunos se empenharam nos treinamentos, enfrentaram desafios e acreditaram em seu próprio potencial. Cada conquista foi fruto de um trabalho coletivo, envolvendo atletas, profissionais, famílias e apoiadores, que nunca deixaram de incentivar e acreditar. Voltamos dessas olimpíadas com orgulho, alegria e a certeza de que o esporte transforma vidas, fortalece a autoestima e promove a inclusão”, afirmou a professora que ainda destacou. “Esses resultados nos motivam a continuar investindo e acreditando em cada capacidade, celebrando não apenas as vitórias, mas todo o caminho percorrido”.

Criadas em 1973, as Olimpíadas Especiais das APAEs têm como objetivo promover o desenvolvimento global e a inclusão social das pessoas com deficiência por meio do esporte. O evento é estatutário, executado pela Federação Nacional das APAEs (Fenapaes/APAE Brasil), com apoio das Federações Estaduais (Feapaes) e da APAE anfitriã, sendo realizado a cada três anos. Além das competições, a iniciativa fortalece vínculos, incentiva a socialização e proporciona momentos de união entre atletas, famílias e profissionais.

Ao todo, foram disputadas dez modalidades, sendo cinco individuais: atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica e bocha paraolímpica, e cinco coletivas: futsal, basquete, handebol, futebol society e capoeira. Um dos momentos de destaque foi a Caminhada da Família, aberta ao público, que reforçou a integração entre os participantes e a comunidade local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *