Os atletas da APAE de Campo Grande retornaram da XXIV Olimpíadas Especiais das Apaes trazendo na bagagem conquistas importantes, experiências enriquecedoras e muito orgulho para a instituição e para suas famílias.
De 8 a 13 de dezembro, a delegação participou da etapa nacional do evento, realizada em Brasília (DF), que reuniu mais de 1,8 mil pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, representando 24 estados brasileiros e o Distrito Federal.
A APAE de Campo Grande subiu ao pódio na modalidade natação. A atleta Adriana Tavares conquistou o 2º lugar nos 25 metros livre, enquanto Carlos Alexandre garantiu o 3º lugar nos 50 metros livre, resultados que refletem o empenho e a dedicação dos atletas ao longo dos treinamentos.
Para a professora de Educação Física do CEDEG/APAE, coordenadora das Olimpíadas e técnica da instituição, Michele Caroline Fabiano, a participação dos atletas da APAE de Campo Grande foi extremamente significativa. “Os resultados que alcançamos vão muito além de medalhas ou classificações. Eles refletem o esforço, a dedicação e a superação de cada atleta. Vimos de perto o quanto nossos alunos se empenharam nos treinamentos, enfrentaram desafios e acreditaram em seu próprio potencial. Cada conquista foi fruto de um trabalho coletivo, envolvendo atletas, profissionais, famílias e apoiadores, que nunca deixaram de incentivar e acreditar. Voltamos dessas olimpíadas com orgulho, alegria e a certeza de que o esporte transforma vidas, fortalece a autoestima e promove a inclusão”, afirmou a professora que ainda destacou. “Esses resultados nos motivam a continuar investindo e acreditando em cada capacidade, celebrando não apenas as vitórias, mas todo o caminho percorrido”.
Criadas em 1973, as Olimpíadas Especiais das APAEs têm como objetivo promover o desenvolvimento global e a inclusão social das pessoas com deficiência por meio do esporte. O evento é estatutário, executado pela Federação Nacional das APAEs (Fenapaes/APAE Brasil), com apoio das Federações Estaduais (Feapaes) e da APAE anfitriã, sendo realizado a cada três anos. Além das competições, a iniciativa fortalece vínculos, incentiva a socialização e proporciona momentos de união entre atletas, famílias e profissionais.
Ao todo, foram disputadas dez modalidades, sendo cinco individuais: atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica e bocha paraolímpica, e cinco coletivas: futsal, basquete, handebol, futebol society e capoeira. Um dos momentos de destaque foi a Caminhada da Família, aberta ao público, que reforçou a integração entre os participantes e a comunidade local.














