DIA D da PREMATURIDADE NA APAE/CG – Conscientização sobre as Causas e Consequências do Parto Prematuro

Na próxima segunda-feira (18), a APAE de Campo Grande (APAE/CG) promoverá o Dia D da Prematuridade, reforçando a importância do Novembro Roxo, dedicado à sensibilização sobre as causas e consequências do parto prematuro. O evento contará com orientações do pediatra Dr. Paulo Siufi Neto, diretor clínico do CER/APAE, e da professora mestra Fabiana Maria das Graças de Oliveira, vice-presidente da Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul, que abordará temas relacionados ao suporte educacional e assistencial às famílias.

O Dia D da Prematuridade é realizado pela instituição, em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no dia 17 de novembro.

A cada ano, mais de 13 milhões de bebês nascem prematuramente em todo o mundo, com o Brasil apresentando uma taxa de prematuridade de 12%, onde 1 em cada 10 bebês nasce antes de 37 semanas de gestação. A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil para menores de 5 anos e contribui significativamente para o desenvolvimento de deficiências severas, como a paralisia cerebral, deficiência intelectual e problemas visuais, devido à imaturidade do sistema nervoso central.

A coordenadora técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieri, destaca a importância do diagnóstico precoce, como o Teste do Pezinho, que precisa ser repetido em bebês prematuros para garantir um acompanhamento mais detalhado. Luiz Cesar Nocera, presidente da APAE/CG, acrescenta que o Dia D é essencial para a instituição, pois conecta as três unidades da APAE/CG no atendimento aos prematuros, desde os primeiros exames no IPED/APAE, passando pela reabilitação no CER/APAE, até o suporte escolar no CEDEG/APAE, para crianças que podem apresentar deficiências graves, devido a prematuridade extrema.

Serviço:

Data: Segunda-feira, 18 de novembro

Horário: 8h30

Local: Recepção Infantil do CER/APAE – Rua Carlinda Tognini, 251, Vila Progresso

A APAE/CG convida todos para participar deste importante evento, que busca educar sobre as ações preventivas e o impacto do parto prematuro, promovendo uma sociedade mais saudável e acolhedora para mães, gestantes e bebês.

*Com informações Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *