Parte da equipe multiprofissional de Fibrose Cística de Mato Grosso do Sul, do ambulatório referência no Estado, o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande (IPED/APAE), participou do maior evento científico sobre a doença no Brasil, que aconteceu de 27 a 30 de abril, em Brasília/DF.
A programação incluiu os seguintes eixos temáticos: bases fisiopatológicas da FC; transição do cuidado pediátrico para o centro de adultos; protocolos clínicos; FC no contexto da pandemia de COVID-19; o cuidado do adulto com FC; Registro Brasileiro de FC; os grandes pilares do tratamento da FC; saúde mental; adesão terapêutica; cuidado interdisciplinar em equipe; genética; qualidade de vida; novas terapias; doença pulmonar; cuidados paliativos; avanços científicos; acometimento do sistema digestório; transplante pulmonar; aspectos diagnósticos; doenças metabólicas e endocrinológicas relacionadas à FC; educação em FC; políticas públicas de saúde; pesquisa em FC; triagem neonatal; o papel da sociedade civil organizada e perspectivas futuras.
Foram realizadas atividades voltadas para os profissionais da área (como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, biólogos, profissionais de educação física, estudantes de graduação nas áreas da saúde, residentes e outros), bem como para gestores em saúde, e toda a comunidade fibrose cística, incluindo familiares de pessoas com a doença.
Mato Grosso do Sul esteve presente com os profissionais do ambulatório do IPED/APAE, referência na doença no Estado, a Fisioterapeuta Valine Nimer, Psicóloga Claudia Cubel, Assistente Social Priscila Duarte, Pneumologista Dra. Carolina Ribeiro e o Gastroenterologista Dr. Leonardo Rezende.
Para a psicóloga Claudia Cubel, a oportunidade com a troca de experiências foi fantástica para o conhecimento de toda a equipe. “Participar do congresso foi uma oportunidade fantástica onde, com tantos profissionais de renome, pudemos ter trocas de experiências para melhorias das nossas atuações. Além disso, também tivemos acesso as tendências, novidades da área e as novas formas de manejo com os pacientes. Acreditamos que, não irá somente colaborar para o nosso crescimento e desenvolvimento profissional, mas, também com o pessoal”, destacou a psicóloga do IPED/APAE.
O congresso contou com várias pessoas de destaque na divulgação e tratamento da Fibrose Cística, como o Pneumologista do Hospital de Referência de Minas Gerais, Dr. Alberto Vergara, a fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida (Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística), Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, que além de compor o comitê organizador também é presidente do Comitê CF Community, entre outros. Além da equipe multiprofissional, Mato Grosso do Sul também foi representado pela presidente da Associação Sul-mato-grossense de Fibrose Cística (ASMFC), Nelcila Masselink.
*com informações Unidos Pela Vida e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia