Palestras reforçam importância da inclusão no mercado de trabalho durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Na última quarta-feira (27/8), o CEDEG/APAE recebeu uma tarde de palestras como parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025. O encontro reuniu famílias, alunos, funcionários e representantes de APAEs do interior do Estado.

A abertura foi realizada pela diretora pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco, que destacou a importância das palestras. “Momentos como este enriquecem o conhecimento dos funcionários, famílias e alunos e fortalecem a nossa luta pelos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou.

O evento contou com a presença de dois convidados de destaque. O procurador do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Dr. Hiran Meneghelli Filho, apresentou reflexões sobre a atuação judicial e extrajudicial do MPT e explicou os desafios no cumprimento da cota prevista na Lei de Cotas. “As empresas alegam dificuldades como a exclusão de algumas funções, falta de capacitação, benefícios assistenciais e até a ausência de candidatos. Mas a lei é clara: toda empresa com 100 ou mais empregados deve preencher de 2% a 5% dos cargos com pessoas com deficiência ou reabilitadas”, ressaltou.

A professora Nilse Passarini Zanoli, diretora pedagógica da Escola Especial da APAE de Ivinhema e coordenadora estadual das APAEs na área de trabalho, emprego e renda, destacou dados importantes. “No Brasil, apenas 1,12% dos trabalhadores são pessoas com deficiência. Em Mato Grosso do Sul, 42,32% das vagas reservadas estão ocupadas, sendo quase 22% delas com apoio da Rede APAE/MS”. Ela reforçou ainda a importância do modelo de Emprego Apoiado: “Não é assistencialismo, mas um processo que busca conciliar os interesses da pessoa com deficiência e da empresa, com suporte técnico e mediação para que a inclusão aconteça de forma efetiva”, explicou.

O deputado estadual Junior Mochi também participou e lembrou sua parceria com a causa. “Quando cheguei à Assembleia Legislativa, criamos a Frente Parlamentar de Apoio à Pessoa com Deficiência. Hoje, sigo comprometido em garantir os direitos e a efetivação das políticas públicas”. Ele aproveitou para convidar os presentes para a Sessão Solene de sua propositura, que concede a Comenda do Mérito Jô Clemente. “Deixo mais uma vez o meu mandato à disposição das APAEs e da defesa da inclusão”, afirmou.

O presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, esteve presente, reforçando a importância da mobilização durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que segue fortalecendo o debate sobre os direitos e a inclusão social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *