Após diagnóstico de doença rara, menino de 11 anos volta a andar no CER/APAE

Diagnosticado com a síndrome de Guillain-Barré há 10 meses, Samuel Scariot, de 11 anos, voltou a andar nesta manhã (12/03), no Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Campo Grande (CER/APAE).

Segundo a mãe do paciente, Elecir Scariot, em junho de 2018, a criança foi atendida pela Santa Casa de Campo Grande, em estado grave, com a visão e fala comprometidas, além da perda de todos os movimentos voluntários do corpo.

Samuel sentiu uma forte dormência nas mãos – o primeiro sintoma da Síndrome de Guillain-Barré. No dia seguinte, ao acordar, já estava completamente paralisado na cama.

O menino chegou a ficar 15 dias entubado e 21 dias no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital, onde, segundo a mãe do paciente, a médica responsável comunicou que o caso, além de grave, era raro.

Após quarenta e um dias de internação e com menos 12kg na balança, Samuel recebeu alta. Com a saída do hospital iniciava outra batalha a ser vencida, a recuperação dos movimentos.

De acordo com a fisioterapeuta Sarita Baltuilhe, Supervisora do setor de Fisioterapia Pediátrica do CER/APAE, Samuel recebeu triagem inicial do SISREG (Sistema de Centrais de Regulação) em julho de 2018, com um quadro motor de tetraparesia (déficit de força muscular dos membros e tronco), força muscular grau 3 em membros superiores e força muscular grau 2 em membros inferiores, dor intensa a mobilização de membros inferiores, tendo que fazer o uso de cadeira de rodas para locomoção.

Samuel, que tem acompanhamento da Equipe de Reabilitação Multidisciplinar do CER/APAE, deixou todos emocionados, quem relata é a fisioterapeuta Daniela Araújo, que estava com o menino no momento dos primeiros passos. “Defino o dia de hoje como gratificante. A síndrome deixou o Samuel muito fragilizado, mas com a reabilitação e medicação os movimentos estão voltando, e o paciente está feliz e confiante em poder voltar a andar”.

De acordo com a mãe Elecir, os médicos não souberam diagnosticar a causa da síndrome em Samuel. “Surpreendente como tudo surgiu da noite para o dia. Enfrentei e enfrento tudo isso com muita luta e batalha, crio o Samuel sozinha, deixei meu emprego, ele precisou usar fraldas, mas graças a Deus e aos profissionais da APAE, meu filho a cada dia tem uma evolução, ele é um milagre e estou muito feliz e ainda mais confiante, o Samuel voltará a realizar atividades normais, eu acredito”, relatou.

Guillain-Barré

A Sindrome de Guillain-Barré é uma doença neurológica autoimune em que o sistema nervoso é atacado pelo próprio sistema imunológico do organismo. Esse ataque provoca lesão na estrutura que recobre os nervos, o que leva a fraqueza muscular progressiva e paralisia. Se afetar os músculos respiratórios, pode ser fatal.

Tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de tratamento para a síndrome de Guillain-Barré, incluindo procedimentos, diagnósticos clínicos, de reabilitação e medicamentos. O Brasil conta hoje com 136 Centros Especializados em Reabilitação, que atendem pacientes pela rede pública de saúde, sendo o CER/APAE, um deles.

*Com informações Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *