Aconteceu no último domingo (25/6), a 6ª Edição da Corrida e Caminhada Sangue Bom, organizada pelo professor Carlão. O evento 100% solidário, em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG) e do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, contou com a participação de cerca de 1,2 mil inscritos, nos percursos de 3, 5 e 15km.
Além de ser uma das instituições beneficiadas do evento, a APAE de Campo Grande também foi parceira de organização e de divulgação sobre a importância do Teste do Pezinho e da doença rara Fenilcetonúria, ambos celebrados neste mês de junho. A associação, por meio do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos (IPED/APAE), teve no local, um stand disponível para os atletas, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e exame de bioimpedância.
“A parceria entre a APAE/CG junto com o professor Carlão, proporcionou a divulgação do nome da instituição e dos diversos serviços que prestamos para a comunidade. Além disso, tem o dinheiro arrecadado com as inscrições, que será utilizado para darmos andamento ao projeto da cozinha especial para as pessoas com fenilcetonúria, pois, necessitam de uma dieta diferenciada. Nosso muito obrigado ao professor Carlão, pela pronta disposição em nos ajudar e a todos os participantes, divulgadores e apoiadores da Corrida Sangue Bom”, agradeceu o presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera.
Parceria Sangue Bom e IPED/APAE
A parceria entre a APAE/CG e o Instituto Sangue Bom, o qual o professor Carlão é o fundador e presidente, nasceu após a psicóloga do IPED/APAE, Claudia Cubel, ter a ideia em realizar uma corrida para divulgar a Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), que é comemorado em junho e o Dia Mundial da Fenilcetonúria, que será celebrado em 28 do mesmo mês.
“Por ter um norral em corridas, tivemos a ideia de procurar o professor Carlão. Coincidentemente a data que queríamos era a mesma em que ele realizava a Corrida Sangue Bom. Foi aí que o professor nos convidou para sermos parceiros da 6ª edição deste ano”, explicou a psicóloga do IPED/APAE, Claudia Cubel.
Sobre o Teste do Pezinho e a Fenilcetonúria
A APAE de Campo Grande possui três unidades, dentre elas, o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnóstico (IPED/APAE).
O IPED/APAE é o responsável pela triagem Pré-Natal, Neonatal e de exames complementares para a elucidação de diagnósticos. A Triagem Neonatal, também conhecida como Teste do Pezinho, é um exame que deve ser realizado em todo recém-nascido, entre o 3° e o 5° dia de vida. A unidade da APAE/CG é referência na realização do exame em Mato Grosso do Sul.
O Teste do Pezinho possibilita o diagnóstico precoce de várias doenças, dentre elas, a FENILCETONÚRIA, uma doença rara e pouco conhecida.
Sem o tratamento precoce adequado, as manifestações da doença iniciam-se por volta dos 3 meses de idade, e podem variar de intensidade. São elas: Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; deficiência intelectual; convulsões; hiperatividade; microcefalia, entre outras.
Esta doença não tem cura, o tratamento é uma dieta especial com restrição da ingestão de proteínas naturais, e ela é para a vida toda.
A Fenilcetonúria é apenas uma das doenças investigadas no teste do Pezinho. A APAE/CG participa da Caminhada e Corrida Sangue Bom, justamente para conscientizar a população quanto a importância da Triagem Neonatal.
Sobre a Corrida Sangue Bom
A corrida Sangue Bom é idealizada pelo professor Carlão, que teve a ideia em promover a conscientização e divulgação da doação de sangue e medula óssea, após se tornar transplantado. “Após uma adversidade, mudei a minha vida e direcionei ela para a prática da empatia. E o esporte é o veículo de inclusão para toda e qualquer adversidade que você tenha tido na vida”, afirmou.
Patrocinadores IPED/APAE na Corrida Sangue Bom
Clínica Prognóstica;
BioMarin Pharmaceutical;
Colégio Classe A;
Alfa Computadores;
Thomaz Lanches;
Multicasa;
Paulistão;
Panificadora Pão Dourado;
Águas Guariroba;