No mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE de Campo Grande (CER/APAE), iniciou a capacitação ABA para pais e cuidadores de crianças com TEA, na manhã desta terça-feira (9/4), com a supervisora do setor de psicologia do CER/APAE, a psicóloga Cintia Harumi Nishikawa, especialista em Análise do Comportamento Aplicada.
“É com muita satisfação que iniciamos mais uma capacitação de pais e cuidadores em aplicador ABA. Para nós, é muito importante a participação e o envolvimento desses pais no processo terapêutico das crianças. Com o curso, eles serão capazes de ampliar as possibilidades de atendimento, podendo estender os estímulos que são abordados nas terapias, em casa”, explicou Cintia. “Como as crianças estão a boa parte do dia em casa com seus pais e cuidadores, a gente entende que dessa forma amplia muito a parte de desenvolvimento, além de oferecer um empoderamento aos pais, para que eles saibam conduzir e tenham dentro dessa condução, informações cientificamente comprovadas, apoiando-se dentro do que tem de melhor no conhecimento para intervenção das crianças com TEA e deficiência intelectual. A participação na capacitação vai auxiliar não somente as crianças, bem como a qualidade dos serviços que ofertamos no CER/APAE”, ressaltou a psicóloga.
O projeto de capacitação ABA para pais e cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) visa fornecer conhecimento e habilidades práticas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para auxiliar no desenvolvimento e bem-estar das crianças com TEA. A ABA é uma abordagem comprovada para ajudar indivíduos com TEA a adquirir habilidades sociais, de comunicação e de vida diária.
Presente na capacitação, a coordenadora das salas de recursos multifuncionais do Centro Municipal de Educação Especial e Inclusiva da REME (Rede Municipal de Ensino), Renata Teixeira, afirmou que o CER/APAE traz informações excelentes de análise de comportamento aplicada, que serão replicadas aos professores e técnicos que atuam no dia a dia com as crianças com TEA, da REME.
“São informações excelentes que replicaremos na rede municipal de ensino de Campo Grande. É muito importante que a gente consiga fazer o manejo correto do comportamento das crianças com TEA, tanto nas escolas, quanto nas famílias, como na sociedade em geral, já que cada uma tem uma especificidade. Vai ser muito bom, de muitíssimo auxílio para os pais, profissionais e professores envolvidos. Só temos que agradecer ao CER/APAE por essa oportunidade”, afirmou.
Sobre a capacitação:
A capacitação será dividida em oito encontros, com duração de 3 horas cada, sendo das 8h às 11h, com 12 sessões de aplicação prática, totalizando 40 horas de treinamento.
Conteúdo Programático:
Módulo 1 – Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
Aula 1. O que é ABA?
Aula 2. Dimensões da ABA
Aula 3. Tríplice Contingência
Aula 4. Reforço, Punição e Extinção
Aula 5. Tipos de reforço e seleção de preferências
Módulo 2 – Avaliação e Aplicação
Aula1. Avaliação Funcional
Aula 2. Operação Motivadora
Aula 3. Avaliação comportamental
Aula 4. Modelação e Vídeomodelação
Aula 5 Ensino em Ambiente Natural
Aula 6. Ensino por tentativas discretas
Aula 7. Hierarquia de Dicas e Generalização
Aula 8. Manejo de Comportamentos Inadequados