APAE/CG destaca resultados do 2º quadrimestre de 2024 em serviços essenciais para pessoas com deficiência

A APAE de Campo Grande (APAE/CG) apresentou o relatório de prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2024, destacando os atendimentos e serviços realizados de janeiro a agosto nas unidades: o Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica (CER/APAE) e o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos (IPED/APAE).

No período, o CER/APAE registrou um total de 250.922 atendimentos, incluindo consultas, terapias especializadas, tratamentos clínicos, acompanhamentos de pacientes e serviços de oficina ortopédica, com a confecção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, entre outros. No setor de oficina ortopédica, foram dispensadas 2.917 cadeiras de rodas, entre modelos para banho com assento, infantil, motorizadas, entre outras, atendendo às demandas de crianças e adultos. Além disso, foram confeccionadas 172.716 órteses, próteses e insumos, incluindo os visuais, auditivos, de gastroenterologia e urologia, essenciais para a qualidade de vida dos pacientes.

No IPED/APAE, ao todo, foram realizados 752.284 exames, sendo 647.425 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 104.859 por meio de convênios municipais e particulares. A produção da unidade da APAE/CG abrange consultas médicas, atendimentos ambulatoriais, exames bioquímicos, hematológicos, sorológicos, de triagem neonatal, genéticos, entre outros, fundamentais para a prevenção, o tratamento e o diagnóstico precoce.

Além de prestar serviços para as pessoas com deficiência na área da saúde, a APAE de Campo Grande também oferece o serviço educacional, por meio do Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE), que tem mais de 320 alunos matriculados e, assistencial, para as famílias, no Núcleo de Assistência Social (NAS).

Os serviços oferecidos pela APAE de Campo Grande são disponibilizados de forma gratuita para a população, viabilizados por meio de convênios firmados com os governos municipais, estaduais e federais. Segundo o coordenador-geral da APAE de Campo Grande, Nilo Sérgio Laureano, a prestação de contas é fundamental para reforçar o compromisso da instituição com a transparência e a eficiência dos serviços prestados. “Temos a responsabilidade de prestar um atendimento de qualidade e, ao mesmo tempo, demonstrar à sociedade e aos nossos parceiros que os recursos são empregados da melhor maneira possível, sempre pensando no bem-estar dos nossos usuários e seus familiares”, destacou Nilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *