APAE de Campo Grande recebe a visita do idealizador da 6ª Corrida e Caminhada Sangue Bom

Nesta manhã (12/7), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG) recebeu a visita do professor Carlão, fundador e presidente do Instituto Sangue Bom e Diretor regional Centro-Oeste, da Associação Brasileira de Transplantados, além de idealizador da 6ª edição da Corrida e Caminhada Sangue Bom.

Professor Carlão foi recebido pelo presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, a coordenadora técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieri, o coordenador administrativo Valdai Nery e a psicóloga Claudia Cubel, ambos da unidade da APAE de Campo Grande.

Além de conhecer as unidades e os serviços oferecidos pela instituição, o professor Carlão entregou oficialmente a doação no valor de R$ 8.427,00 (oito mil quatrocentos e vinte e sete reais). O recurso foi adquirido por meio das inscrições dos atletas que participaram, no dia 25 de junho, da Corrida Sangue Bom, 100% solidária, em prol da APAE de Campo Grande e do Hospital de Câncer Alfredo Abrão.

Além de ser uma das instituições beneficiadas do evento, a APAE de Campo Grande também foi parceira de organização e de divulgação a respeito da importância do Teste do Pezinho e da doença rara Fenilcetonúria, ambos celebrados no mês de junho. A associação, por meio do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos (IPED/APAE), deixou um stand disponível para os atletas, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e exame de bioimpedância.

“Mais uma vez queremos agradecer ao professor Carlão pela parceria com a APAE/CG. Com ela, foi proporcionada a divulgação do nome da instituição e dos diversos serviços que prestamos para a comunidade. Além de ajudar, com o recurso adquirido com as inscrições, no andamento ao projeto da cozinha especial para as pessoas com fenilcetonúria, que necessitam de uma dieta diferenciada”, agradeceu o presidente da APAE/CG.

Parceria Sangue Bom e IPED/APAE

A parceria entre a APAE/CG e o Instituto Sangue Bom nasceu após a psicóloga do IPED/APAE, Claudia Cubel, ter a ideia de realizar uma corrida para divulgar a Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), que é comemorado em junho e o Dia Mundial da Fenilcetonúria, celebrado em 28 do mesmo mês.

“Por ter um norral em corridas, tivemos a ideia de procurar o professor Carlão. Coincidentemente a data que queríamos era a mesma em que ele realizava a Corrida Sangue Bom. Foi aí que o professor nos convidou para sermos parceiros da 6ª edição deste ano”, explicou a psicóloga do IPED/APAE, Claudia Cubel.  

Sobre o Teste do Pezinho e a Fenilcetonúria

A APAE de Campo Grande possui três unidades, dentre elas, o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnóstico (IPED/APAE).

O IPED/APAE é o responsável pela triagem Pré-Natal, Neonatal e de exames complementares para a elucidação de diagnósticos. A Triagem Neonatal, também conhecida como Teste do Pezinho, é um exame que deve ser realizado em todo recém-nascido, entre o 3° e o 5° dia de vida. A unidade da APAE/CG é referência na realização do exame em Mato Grosso do Sul.

O Teste do Pezinho possibilita o diagnóstico precoce de várias doenças, dentre elas, a FENILCETONÚRIA, uma doença rara e pouco conhecida.

Sem o tratamento precoce adequado, as manifestações da doença iniciam-se por volta dos 3 meses de idade, e podem variar de intensidade. São elas: Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; deficiência intelectual; convulsões; hiperatividade; microcefalia, entre outras.

Esta doença não tem cura, o tratamento é uma dieta especial com restrição da ingestão de proteínas naturais, e ela é para a vida toda.

A Fenilcetonúria é apenas uma das doenças investigadas no teste do Pezinho. A APAE/CG participa da Caminhada e Corrida Sangue Bom, justamente para conscientizar a população quanto a importância da Triagem Neonatal.

Sobre a Corrida Sangue Bom

A corrida Sangue Bom é idealizada pelo professor Carlão, que teve a ideia em promover a conscientização e divulgação da doação de sangue e medula óssea, após se tornar transplantado. “Após uma adversidade, mudei a minha vida e direcionei ela para a prática da empatia. E o esporte é o veículo de inclusão para toda e qualquer adversidade que você tenha tido na vida”, afirmou.

Carlão também aproveitou o momento para convidar a APAE/CG para mais uma parceria, na 7ª edição da corrida Sangue Bom, em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *