Em parceria com a Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul (FEAPAEs/MS), o Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE) recebeu hoje (2/8), o 1º Fórum de Famílias, com o tema: Família, Escola, Sociedade: Repensando práticas inclusivas.
O fórum foi realizado nos períodos matutino e vespertino para que todos os familiares e/ou responsáveis pelos alunos tivessem a oportunidade de participar.
Primeiramente, foi passado aos presentes, pela Coordenadora Estadual de Assistentes Sociais da Federação das APAEs de MS, Gislaine Martins, o reordenamento da Assistência Social. O Plano de Assessoramento da Coordenadoria de Assistência Social, do Instituto de Ensino e Pesquisa da/Feapaes/MS (IEP/Feapaes/MS) objetiva contribuir para a implementação das ações nas unidades executoras das ofertas da assistência social, incluindo a estrutura, organização e funcionamento. Contemplando as 61 APAEs de MS.
“O nosso objetivo é, por meio do assessoramento, buscar fortalecer e qualificar as APAEs filiadas e as famílias, ressaltando a sua importância como base fundamental e essencial no desenvolvimento e bem-estar de seus membros. O papel do serviço social é atuar na promoção do protagonismo dessas famílias, fortalecer vínculos, garantir direitos e melhorar as condições de vida das pessoas”, esclareceu Gislaine Martins.
O Plano de Assessoramento da Rede APAE/MS, consiste em identificar como se dá a organização, estrutura e funcionamento dos serviços, programas e projetos das políticas de assistência Social, educação e saúde no âmbito das APAEs do Estado; Assessorar as ofertas da política de assistência social e o serviço social das políticas de saúde e educação das APAEs.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande é a primeira APAE, no Brasil, a receber o plano de assessoramento.
Antes das famílias receberem o reordenamento, os funcionários do CEDEG/APAE foram capacitados com a implementação da política de assistência social.
Os direitos e deveres das famílias dos alunos com deficiência foram abordados pela Coordenadora-geral do Plano de Assessoramento das APAEs, Fabiana Maria das Graças Soares.
A coordenadora-geral destacou o papel da Federação das APAEs de MS para as famílias e escola. “O papel da federação é oferecer o assessoramento e a defesa dos direitos de cada um de vocês. Tendo como objetivo principal, criar laços entre as famílias e a rede APAE. A nossa conversa hoje é sobre construção, trocar e compartilhar ideias entre a unidade escolar e as famílias”, explicou.
Na ocasião, Fabiana também realizou uma dinâmica com as famílias que visa aproximá-los do âmbito escolar, destacando também, que a educação, saúde e a assistência social é de responsabilidade de todos.
Para a mãe Lucimara Aparecida Nantes, que há seis anos tem o filho Christopher Nantes, 8 anos idade, como aluno do CEDEG/APAE, o fórum foi muito importante para o resgate das famílias, pois, segundo ela, se encontram muito perdidas entre os direitos e deveres. “Temos visto ultimamente, os pais delegando os seus deveres para as escolas, o que resulta em inúmeros problemas. A educação vem de casa, da família e a escola está aqui para ensinar”, disse.
Participaram do fórum, o presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, o presidente da Federação das APAES de MS, Ottão Pereira de Almeida, a diretora pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco, o 1º Diretor de Patrimônio da APAE/CG, Antônio José dos Santos Neto e os Autodefensores da APAE de Campo Grande, Wagner de Freitas e Evelyn Machado.