CER/APAE inaugura o 1º ambulatório 100% SUS do Brasil, de reabilitação cardiorrespiratória e neurológica da SARS Covid-19

Foi inaugurado hoje (22/9), o primeiro ambulatório 100% SUS (Sistema Único de Saúde), do Brasil, de reabilitação e cuidados paliativos dos pacientes pós-Covid-19, que ficaram com sequelas cardiorrespiratórias e neurológicas, decorrentes da SARS-Cov-2.

O ambulatório fica no CER/APAE e é uma parceria entre a APAE de Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

A inauguração do ambulatório do CER/APAE foi acompanhada pelo Presidente da APAE/CG, Antônio José dos Santos Neto, o Coordenador-Geral da APAE/CG, Nilo Sergio Laureano, o Secretário Municipal de Saúde (Sesau), José Mauro de Castro, a Promotora de Justiça, Dra. Filomena Fluminhan, a Promotora de Justiça, Luciana do Amaral Rabelo – MPMS, a Superintendente da SUPRIS (Superintendência de Relações Institucionais de Saúde), Eliana Dalla Nora, o Psicólogo Josimar Corvala, do Conselho Municipal de Saúde e a Coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Maria Auxiliadora Vilalba Fortunato.

O Coordenador Técnico do CER/APAE, Paulo Henrique Muleta Andrade, foi o responsável pela apresentação dos atendimentos relacionados ao ambulatório e de toda a unidade de reabilitação da APAE de Campo Grande.

A Supervisora do setor de Fisioterapia do CER/APAE, Sarita Baltuilhe e os Fisioterapeutas da unidade, Kleber Cláudio Nakayama e Patrícia de Morais Ferreira Brandão, também acompanharam a apresentação.

Sobre o ambulatório

O CER/APAE atenderá os usuários pós-Covid-19 do SUS, da Macrorregião de Campo Grande, composta por 34 municípios: Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de MT, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Terenos.

O ambulatório contará com profissionais do CER/APAE, altamente capacitados em reabilitação/habilitação e cuidados paliativos. Como Médico Fisiatra, Médico Cardiologista, Médico Pediatra, Médico Neurologista, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social e Fonoaudiólogo (nos casos de traqueostomia para decanulação).

Todos os casos confirmados serão encaminhados após o 21º dia de infecção para avaliação da capacidade pulmonar em ventilometria, espirometria, teste de esforço e avaliação motora da mecânica respiratória.

O acompanhamento pós-SARS COVID-19, proposto pelo CER/APAE é de até 12 meses após a infecção, sendo trimestral ou ao paciente manifestar qualquer sintoma cardiorrespiratório ou neurológico. Durante a triagem os pacientes serão orientados sobre os principais sintomas que podem vir a manifestar no pós-COVID-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *