CER/APAE tem artigo publicado em Revista Brazilian Journal of Development

A Revista Brazilian Journal of Development, vol. 8, n. 2, de fevereiro de 2022, publicou o artigo “Pandemia da COVID-19 e os principais sintomas relacionados a fala, deglutição, perda de paladar, olfato e tempo de tratamento de pacientes em reabilitação fonoaudiológica”, do Coordenador Técnico do CER/APAE, Paulo Henrique Muleta Andrade e do Especialista em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico, Maurício Rodrigues Comin, junto com a Residente do Programa de Residência em Reabilitação Física INISA – UFMS, Alexandra Castro de Carvalho.

O objetivo do estudo é apresentar os principais sintomas relacionados a fala, deglutição, perda de paladar, olfato e tempo de tratamento de pacientes em reabilitação ambulatorial com acompanhamento fonoaudiológico em centro de referência do Estado de Mato Grosso do Sul – Brasil.

Os achados de comorbidades foram levantados em prontuário único de 40 pacientes, escolhidos de forma aleatória dentro do banco de dados da instituição. Dentre a amostra 20 eram do sexo masculino e 20 do sexo feminino, com idade de 45 ± 4,3 para os homens e 51 ± 6,5 para as mulheres, 65% dos homens necessitaram de internação hospitalar, em contrapartida para apenas 35% das mulheres. Dentre aqueles que necessitaram de internação hospitalar 100% dos homens e mulheres necessitaram de ventilação mecânica para suporte de vida, não   necessariamente ventilação invasiva. O sintoma mais comum entre os homens foi a perda de olfato e paladar, enquanto para as mulheres foi a dificuldade de fala associada a memória (esquecimento das palavras) e cansaço ao mínimo esforço.

Os achados apresentados neste trabalho, permitem aos profissionais de saúde relacionados à reabilitação de pacientes pós COVID-19, a traçarem protocolos de avaliação, intervenção e estimar prognóstico, assim como, embasar orientações aos pacientes quanto a evolução do quadro.

Ambulatório de reabilitação pós-covid do CER/APAE

O CER/APAE tem o primeiro ambulatório 100% SUS (Sistema Único de Saúde), do Brasil, de reabilitação e cuidados paliativos dos pacientes pós-Covid-19. Uma parceria entre a APAE/CG e a Prefeitura de Campo Grande, por meio da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde).

Sobre a Revista: A Revista Brazilian Journal of Development (BJD) surgiu com a percepção de alguns professores brasileiros de que o tema do desenvolvimento carece de meios de divulgação de pesquisas científicas. É uma publicação mensal, cujo objetivo é disseminar conhecimentos na área de desenvolvimento, através da publicação de artigos científicos que apresentam contribuições originais, tanto empíricas quanto teóricas. A cobertura temática do BJD, considerando sua essência, abrange todas as áreas de conhecimento descritas pelo CNPq, desde que a pesquisa apresente uma contribuição para o desenvolvimento.

Acesse o artigo aqui: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/44136/pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.