Com média de 1500 pessoas atendidas diariamente, APAE de Campo Grande inaugura ampliação do CER/APAE e reforma da Oficina Ortopédica

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG), inaugurou nesta manhã (06/02), a ampliação do Centro Médico e de Reabilitação (CER/APAE) e a reforma da Oficina Ortopédica.

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, que prestigiaram a ampliação da unidade que atende em média 1500 pessoas diariamente.

Diretor Clínico do CER/APAE, Dr. Paulo Siufi iniciou o seu discurso com uma fala do Papa Francisco. “Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. (…) A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa”, e acrescentou “é assim que nos sentimos nesta manhã, felizes por fazer a diferença na vida de milhares de pessoas com deficiência, do nosso Estado. Obrigado a todos que nos ajudam a propiciar o melhor para cada uma delas”, afirmou.

Ex-presidente da APAE de Campo Grande, Antônio José dos Santos Neto agradeceu a todos as autoridades presentes e que ajudaram ao longo de toda construção. “Hoje, realizamos esse sonho graças a cada um de vocês autoridades, funcionários e usuários. Obrigado por sempre confiarem em nosso trabalho. Estamos felizes em mais uma vez poder oferecer o melhor serviço para e estrutura para as pessoas com deficiência”, ressaltou.

Também presente na inauguração, o vice-presidente da Federação Nacional das APAEs, Nilson Alves Ferreira, falou da APAE de Campo Grande como referência no país, em atendimento, serviço e estrutura para as pessoas com deficiência. “Sou grato por participar deste momento. Vocês são referências no Brasil com o trabalho que oferecem aos usuários. Toninho, vocês foi um guerreiro e essa entrega é graças ao seu esforço à frente da instituição. O movimento apaeano é sério e a presença de todas essas autoridades reforça o nosso serviço. Estou muito feliz”, destacou.

Em nome dos vereadores, o Professor João Rocha ressaltou a seriedade do trabalho da APAE de Campo Grande. “Cada centavo do dinheiro público que aqui chega, se multiplica. Porque vocês trabalham com seriedade. Aqui se constrói cidadania e se valoriza os direitos das pessoas com deficiência”, afirmou.

O Deputado Federal Geraldo Resende citou a APAE de Campo Grande como lugar de referência. “Há muitos anos sou parceiro da APAE de Campo Grande. Agora, como deputado federal, me comprometi em ajudá-los em Brasília, com emendas e projetos para a instituição. Vocês são exemplos. Parabéns e meu carinho especial a todos que abraçam a causa”, disse.

Líder da bancada do MS em Brasília e deputado federal, Vander Loubet parabenizou a diretoria da APAE/CG e todos os funcionários pelo serviço oferecido. “Contem comigo para amenizar o sofrimento e atender essas crianças. Façam um bom uso dessa nova estrutura e parabéns aos servidores”, parabenizou.

O secretário municipal de saúde, Dr Sandro Benites, esteve representando a prefeita Adriane Lopes. Na ocasião, ele agradeceu pelo atendimento prestado às pessoas com deficiência. “Já me considero um apaeano por conviver e conhecer esse trabalho incrível que vocês oferecem. Obrigado pelo atendimento aos cidadãos e parabéns pelo prédio. Um trabalho tão bonito e rápido, que seja um espaço de muito amor, compreensão e, principalmente, de recuperação dos nossos usuários.

O presidente da APAE de Campo Grande Luiz Cesar Nocera, destacou o início dos atendimentos do CER/APAE, quando eram atendidas cerca de 100 pessoas. “De 100 passamos para a média de 1500 pessoas atendidas diariamente. Expresso a minha gratidão a todos os envolvidos, em especial as autoridades presentes. Toda manutenção e serviço oferecido é graças ao apoio de vocês. Obrigado a todos”, agradeceu.

Por fim, o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ressaltou a parceria do governo com a instituição. “Aqui, como o deputado Vander falou, não tem cor partidária, tem a soma de esforços. O governo de resultado é entregar o melhor para essas crianças e pessoas. O governo será um grande parceiro do terceiro setor, podem continuar contando conosco”, afirmou.

Também estiveram presentes, a primeira-dama Mônica Riedel, o Secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, as secretárias-adjuntas da SES e da Sesau, Crhistinne Maymone e Dra. Rosana Leite, o presidente da FEAPAEs/MS, Ottão Pereira de Almeida, os vereadores Luiza Ribeiro e Clodoilson Pires, o Coordenador Técnico do CER/APAE, Paulo Henrique Muleta de Andrade, a Coordenadora Técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieiri e o Coordenador Administrativo da unidade, Valdai Nery, o Diretor Técnico do CER/APAE, Dr. Alberto Cubel Brull, a Diretora Pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco e a Supervisora Administrativa da unidade escolar, Ângela de Lima.

Ampliação do CER/APAE e Reforma da Oficina Ortopédica

A ampliação da estrutura em 1,8 mil metros quadrados construídos, melhorará o acolhimento e o atendimento das pessoas com deficiência de Mato Grosso do Sul.

Com a reforma na oficina ortopédica, os serviços oferecidos aos usuários/pacientes do Centro Médico e de Reabilitação da APAE de Campo Grande serão mais céleres, em um espaço mais moderno e capacitado. Além da agilidade no atendimento e a produção das órteses, próteses e meios auxiliares (OPM’s), a reforma irá atender aos requisitos de acessibilidade, tornando-se referência no Estado de Mato Grosso do Sul.

CER/APAE

O CER/APAE (Centro Médico e de Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE de Campo Grande/MS) é habilitado pelas Portarias 1.357 e 1.358, ambas de 02 de dezembro de 2013, pelo programa Viver sem Limite do Ministério da Saúde, e também é habilitado CER IV, pela Portaria 2.331, de 23 de dezembro de 2016. É especializado em reabilitação, realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, sendo referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência física e intelectual em Mato Grosso do Sul.

A unidade da APAE/CG é um serviço especializado de reabilitação, o qual dispõe de uma equipe multiprofissional com Médicos especialistas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Nutricionistas e Técnicos em Órteses e Próteses.

A APAE de Campo Grande atua no Estado de Mato Grosso do Sul há mais de 50 anos, buscando realizar serviços de excelência para os seus usuários, visando promover e articular ações de defesa, direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *