Com música e informação, APAE de Campo Grande inicia a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Com muita música e muita informação, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG) iniciou hoje (21), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023.

Diretores da instituição, além de autoridades, funcionários, alunos e familiares, participaram da cerimônia de abertura realizada nesta manhã, no anfiteatro do Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE).

Dando às boas-vindas aos presentes, o presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera destacou a importância da semana, cuja data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017, que tem como tema “Conectar e somar para construir inclusão”, visando o desenvolvimento de atividades para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

“O tema visa mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que a mesma causa, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão. E o incluir é também conectar com amor. A conexão sem fio de nossos corações, a conexão do sorriso, do abraço, do educar e do conviver. Muito me orgulha ter vocês aqui, que, junto com a APAE Campo Grande, conectam as pessoas cada vez mais com o mundo todo, mostrando que somos todos igualmente capazes de conectarmos futuros”, destacou o presidente da APAE/CG.

Também presente, o presidente da Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul (FEAPAEs/MS), Ottão Pereira de Almeida ressaltou o Brasil como o país com uma legislação mais avançada e moderna no que diz respeito às leis e garantias das pessoas com deficiência.

Junior Mochi, ex-presidente da APAE de Coxim e deputado estadual por Mato Grosso do Sul, falou sobre o tema proposto na semana e os avanços para as pessoas com deficiência, evidenciando os desafios da inclusão, como o preconceito, as barreiras físicas, estigmas, entre outras coisas que dificultam o processo.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece de 21 a 28 de agosto. Para esse período, a diretora pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco, junto com a coordenação pedagógica, professores e funcionários da unidade escolar, organizaram atividades e ações que contemplam o tema e divulgam a sua importância.

Primeira ação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Além da cerimônia de abertura, a APAE de Campo Grande, por meio do CEDEG/APAE, realizou no centro de Campo Grande, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua 14 de Julho, uma panfletagem com a divulgação dos serviços oferecidos pela instituição às pessoas com deficiência, e ainda alegrou quem passava, com a participação da banda de percussão Girassol.

Programação da APAE/CG para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla:

21/8:

8h – Abertura no Anfiteatro do CEDEG/APAE – Avenida Joana D’arc, 1450, Bairro Santa Branca.

9h30 – Panfletagem sobre a divulgação da semana, no centro.

22/8:

– Vídeo nas Redes Sociais sobre o Programa de Educação Profissional

8h e 14h – Mesa Redonda com os jovens e a Assistente Social da FEAPAEs/MS, Gislaine Martins.

23/8:

9h e 14h – Palestra Educação Profissional e Mercado de Trabalho para pessoas com deficiência intelectual – Psicólogo Jonathan Froner.

24/8:

9h e 14h – Palestra “Assistência Social e a inclusão digital nos diferentes ciclos de vida”, com as Assistentes Sociais Andrea e Vanderlene.

25/8:

– Confraternização dos Alunos

9h e 13h – Mesa Redonda com atividades lúdicas de interação das famílias e o lançamento do documento norteador das famílias, com a Professora Mestra Fabiana Maria das Graças, vice-presidente da FEAPAEs/MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *