Filhos do Pantanal: Mostra Cultural da APAE/CG celebra identidade regional e marca caminho para o Festival Nacional no RJ

Um grito sobre a importância de cuidar do nosso bioma, que abriga umas das mais ricas biodiversidades do mundo, “Filhos do Pantanal” é a peça que a APAE de Campo Grande apresentará, na Mostra Cultural da instituição, na próxima quarta-feira (4/12).

“Filhos do Pantanal” é a peça do Grupo de Teatro Impacto, formado por alunos do Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE), que conta a história do Pantanal, suas belezas e os desafios que enfrenta. A apresentação acontecerá no anfiteatro da unidade escolar da APAE de Campo Grande, às 9 horas.

“Na peça, levamos ao palco um pouco da riqueza e das lutas do nosso querido bioma pantaneiro. É nossa maneira de trazer à tona a urgência da preservação e a necessidade de cuidarmos do que é nosso”, explica Daniel Smidt, que além de professor de teatro do CEDEG/APAE, é diretor, ator e produtor cultural.

A mostra cultural da APAE/CG, além de celebrar a identidade regional, também marca o caminho dos artistas da instituição para o XII Festival Nacional Nossa Arte, maior evento artístico, organizado pela APAE Brasil, para as pessoas com deficiência. Neste ano, o festival acontece no Rio de Janeiro, do dia 9 a 12 de dezembro. Os artistas da APAE/CG, se preparam para o Festival Nacional, após vencerem as fases regional, em Campo Grande e estadual, em Ponta Porã/MS.

“Estamos com as maiores expectativas para falar sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente do bioma do nosso estado. Queremos fazer um belo espetáculo, mas, o mais importante, se conseguirmos fazer o público refletir sobre o Pantanal, teremos conquistado o maior prêmio”, disse o ator do CEDEG/APAE, Wagner dos Santos.

Claro que a jornada até aqui não foi fácil. Os ensaios foram intensos e reveladores, especialmente considerando que o elenco é formado por alunos com deficiência. O professor Daniel destaca que, apesar das dificuldades, o grupo mostrou força e união que transformaram os desafios em grandes aprendizados. “Nossos alunos trouxeram uma energia incrível e uma paixão pelo teatro que motivou a todos. Eles mostraram que a arte é, de fato, uma forma poderosa de expressão, inclusão e transformação social”, destacou Smidt. “Independentemente das limitações, todos têm um lugar no palco da vida. O teatro nos ensina a valorizar a diversidade e a enxergar a beleza nas diferenças. Isso é exatamente o que queremos passar com a nossa apresentação”, acrescentou o professor de teatro.

No Rio de Janeiro, ao subir no palco, o Grupo de Teatro da APAE/CG não espera apenas representar o Mato Grosso do Sul, mas também, inspirar a valorização e proteção do Pantanal, um legado que merece ser preservado para as futuras gerações.

Serviço: A mostra cultural acontecerá no anfiteatro do CEDEG/APAE, quarta-feira (4/12), às 9 horas. Endereço: Avenida Joana D’arc, 1450 – Bairro Santa Branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *