IPED/APAE promoverá dia D – Ação em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho

No dia 06 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data criada pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal com o objetivo de conscientizar o público e os profissionais de saúde sobre a relevância do Teste do Pezinho, que no Brasil, é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as suas unidades.

De extrema importância para crianças recém-nascidas, o Teste do Pezinho precisa ser feito entre o 3° e o 5° dia de vida do bebê. A triagem neonatal é um dos exames mais importantes para detectar alterações na saúde da criança. Com uma pequena “picadinha” no pé, o procedimento é simples e não traz riscos para o bebê. Todo recém-nascido tem direito ao Teste do Pezinho, que é oferecido pela Rede Pública gratuitamente. A coleta pode ser realizada em Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e maternidades.

Para celebrar o dia e chamar a atenção da população sobre a importância da realização do exame, o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande (IPED/APAE), referência na realização da Triagem Neonatal em Mato Grosso do Sul, realizará o dia D, uma ação, em sua Unidade de Coleta Avançada, com informações a respeito do Teste do Pezinho, aferição de pressão e teste de glicemia.

“A ação é uma forma de chamar a atenção da população para que entenda o quanto o teste do pezinho é importante e pode salvar a vida de muitas crianças. As pessoas precisam também precisam estar cientes que, quanto antes qualquer alteração for diagnosticada, menores serão as sequelas. Por isso estaremos realizando esse dia D, com informações sobre o exame, além de aferição de pressão arterial e teste de glicemia”, explicou a Coordenadora Técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieri.

Para facilitar o acesso de todos ao exame do Teste do Pezinho, o IPED/APAE tem uma unidade de coleta avançada próxima à Maternidade Cândido Mariano, no centro, onde será realizado o dia D.

Serviço

O Dia D do Teste do Pezinho do IPED/APAE será realizado no dia 06 de junho, às 8h15, na unidade avançada de coleta.

Local: Rua Marechal Rondon, 2599 – Centro (esquina com a Rua Arthur Jorge).

Ações:

Informações sobre o teste do pezinho; Aferição de pressão arterial e Teste de glicemia.

IPED/APAE

Fundado em 1997, o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande (IPED/APAE) realiza a triagem neonatal, pré-natal e exames complementares destinados à elucidação de diagnósticos, acompanhamento e tratamentos.

Possui uma equipe multiprofissional que, proporciona as crianças que tiveram os exames detectados com alterações, o tratamento e o acompanhamento necessário, por meio de um ambulatório. Essa equipe conta com Endocrinologista, Pediatra, Hematologista, Pneumologista, Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Gastropediatra e adulto, Fisioterapeuta, Infectopediatra e Geneticista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *