Parceria entre o Ministério da Saúde, Fiocruz e ETSUS conclui o 2º módulo do Curso Técnico em Órteses e Próteses para formação de técnicos ortopédicos no CER/APAE

A parceria entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a ETSUS Campo Grande/MS (Escola de Saúde Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão”), ligada à Secretaria de Saúde do Estado de MS e a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, concluiu o 2º módulo do Curso Técnico em Órteses e Próteses para formação de técnicos ortopédicos no CER/APAE.

O objetivo da formação técnica em órtese e prótese é expandir o profissional dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A formação iniciou no CER/APAE com a tutoria em novembro de 2020. A carga horária de formação dos técnicos ortopédicos pelo Ministério da Saúde é de 1200 horas e a previsão é para que seja finalizada em junho de 2022.

No dia 14 de julho, em uma reunião on-line com a participação do Núcleo Pedagógico e da coordenação local do curso, trouxeram à tona alguns pontos destacados. Consideraram que a turma de Mato Grosso do Sul possui algumas características muito positivas, tais como: ser composta por um grupo (docentes e discentes) de trabalhadores de uma única instituição, tendo homogeneidade nos processos de trabalho; ser um grupo que já atuava profissionalmente em conjunto há um determinado tempo, com conhecimento profissional e pessoal mútuo e que apresenta boa convivência entre os pares e postura proativa frente às dificuldades enfrentadas; desenvolver as atividades em parceria com uma instituição bem estruturada e atuante há longo tempo, sendo referência no atendimento de reabilitação e dispensação de OPM no Estado, além de atender integralmente ao SUS, o que facilita tanto a execução das atividades quanto a compreensão dos conceitos e diretrizes que embasam a atuação do Técnico em Órteses e Próteses.

“Essas características trazem um perfil diferenciado que vem apesentando bons resultados no transcorrer das aulas, com baixo número de ausência e adequado desempenho. O processo prévio ao início das aulas também foi muito importante e decisivo para o bom andamento do curso. Tivemos o apoio da Secretaria de Estado de Educação com imprescindíveis orientações e agilidade para que fosse publicada a autorização de início do curso e a concessão da estrutura de uma escola estadual, através de convênio, para a realização das aulas enquanto a nossa sede passa por reforma. O empenho da direção da ETSUS, na pessoa do Sr. Newton Gonçalves, colaborou diretamente para que todas as articulações necessárias se concretizassem”, disse a Gerente de Educação Permanente da ETSUS/MS, Denise Fortes.

A Supervisora do Setor de OPM/TO do CER/APAE, Adriana Maria de Oliveira e a Supervisora do Setor de OPM/FISIO, Patrícia de Morais Brandão, são as tutoras e o Auxiliar Técnico Ortopédico, Luiz Henrique Medina e o Auxiliar Ortopédico Dyone dos Santos são os preceptores na capacitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *