Profissionais do CER/APAE recebem 2º módulo da capacitação no Conceito Neuroevolutivo Bobath

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Centro Médico e de Reabilitação da APAE de Campo Grande (CER/APAE) estão recebendo o segundo módulo da capacitação no Conceito Neuroevolutivo Bobath, direcionado ao tratamento de pacientes com paralisia cerebral.

Nesse módulo da capacitação, com 80 horas/aulas, os profissionais aprendem o manuseio no rolo e bola, que colabora para organização, fortalecimento, ativação muscular, entre outros benefícios ao paciente.

O primeiro módulo foi realizado aos profissionais da unidade em novembro de 2020, com aulas práticas e análise e estudo de caso.

A capacitação foi realizada aos profissionais com o apoio do Ministério da Saúde e do Deputado Estadual Evander Vendramini.

Conceito Neuroevolutivo Bobath

O conceito Bobath foi criado e desenvolvido no início dos anos 1940 pelo Dr. Karel Bobath (Psiquiatra-Neurofisiologista) e Berta Busse Bobath (Fisioterapeuta). Ambos dividiam um profundo interesse para compreender os problemas dos adultos e crianças com deficiências neurológicas e exploraram como a terapia desenvolvida por Berta poderia fazer a diferença na habilidade para moverem-se.

O Conceito de Tratamento Neuroevolutivo Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas para a avaliação e tratamento. Propõe o gerenciamento do indivíduo com limitação para participar totalmente do cotidiano, devido a danos motores. O casal Bobath descreveu o tratamento e sua aplicação como: ”Não é um método, mas sim um conceito de vida, uma forma de lidar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *