Setor de Terapia Ocupacional (adulto) do CER/APAE de Campo Grande desenvolve projeto “Arte: Ação para Reabilitar

A terapeuta ocupacional do Centro Especializado em Reabilitação (CER/APAE), Giovana Rinaldi, vem desenvolvendo o projeto “Arte: Ação para Reabilitar”, no setor de Terapia Ocupacional (adulto) da unidade. Durante as sessões, os pacientes utilizam pinceis, tintas, lápis e canetinhas para traduzir, com muita criatividade, os frutos da imaginação para o papel.

Após a finalização de todos os trabalhos, os mesmos serão organizados em formato de exposição, visando gerar reflexões sobre as complementações da saúde e da arte e suas relevâncias. Além disso, a ação busca se apresentar como uma nova proposta de contemplação sobre objetos artísticos e sobre potencialidade, em especial, no que tange o processo de criação para além do resultado final de uma obra. Nesse sentido, o projeto está em busca de parcerias e espaços para expor as suas peças.

“O fio condutor do projeto gira em torno do que é ‘Ser Humano’, da diversidade, do que podemos explorar enquanto sujeitos pré-dispostos a tudo ao longo da vida, e ainda mais, que independente do que aconteça, sempre há ‘Potência”, explica a terapeuta.

Dentre os aspectos trabalhados no projeto, foram inseridas pessoas com objetivos de troca de dominância; de favorecimento de coordenação motora grossa e fina, preensões, destreza manual, amplitude de movimento e controle motor; estimulação cognitiva em toda sua gama; e expressividade. Para isso, as disposições dos materiais foram pensadas de acordo com as especificidades de cada um, além do uso de tecnologias assistivas – quando preciso.

_____

#humanizar #CerApae #ApaeCG #SemanaPCD

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada nos dias 21 a 28 de agosto, traz mais representatividade e reconhecimento da causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *