CER/APAE assina convênio com a Sesau de Cirurgias Ortopédicas Pediátricas

O Centro Médico e Reabilitação – CER da APAE de Campo Grande/MS, unidade habilitada pelo Ministério da Saúde como CER IV, que presta atendimento médico especializado em reabilitação à população Sul-Mato-grossense, desde agosto de 2012, realizará na segunda-feira (09/11), às 9h, a assinatura do convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de cirurgias ortopédicas pediátricas.

A cerimônia contará com a presença do Secretário Municipal de Saúde, José Mauro de Castro, o Ex-Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e a Superintendente da Superintendência de Relações Institucionais de Saúde (SUPRIS), Dra. Eliana Dalla Nora Franco.

A unidade da APAE atua como referência estadual e da macrorregião de saúde de Campo Grande/MS, em inúmeras áreas relacionadas à Rede de Cuidados em Saúde da Pessoa com Deficiência – RPcD.

O pé torto congênito (PTC), deformidade congênita comum entre pacientes pediátricos que são atendidos no CER/APAE, é uma deformidade caracterizada por um desalinhamento complexo dos pés que envolvem ambas as partes moles e ósseas, com deformidade em equino e varo do retropé (talipes equinovarus).

De acordo com o Coordenador Técnico do CER/APAE, Paulo Henrique Muleta Andrade, foi observado que a condição (PTC) tem uma grande variedade de expressões clínicas, causando comprometimento funcional acentuado, devendo iniciar o tratamento logo quando as deformidades apareçam. “Acompanhamentos periódicos são necessários, uma vez que recorrências e deformidades residuais podem requerer novos tratamentos. O diagnóstico do PTC inclui análise radiológica, exames físicos, questionários sobre atividades funcionais e nível de dor, além da análise biomecânica da marcha 3-4”, explicou.

Por não haver serviço de referência para encaminhamento via Sistema de Regulação de Vagas (SISREG), há dificuldade para a intervenção cirúrgica. Ciente e sensibilizado pelo comprometimento do prognóstico dos casos existentes em Campo Grande e macrorregião de saúde, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Mauro de Castro, provocou o serviço especializado a propor fluxo de atendimento regulado aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

O CER/APAE e o HUMAP (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) participarão da execução dos atendimentos (ambulatorial, cirúrgico, pós-cirúrgico e de reabilitação) por apresentarem capacidade técnica e operacional.

Para atender a demanda apresentada, o CER/APAE disponibilizará sua estrutura física, como consultórios médicos;laboratório de análise de marcha;oficina ortopédica – OPMe;terapia com uso de vestes – Therasuit;ambulatório de reabilitação física (Fisioterapia e Terapia Ocupacional); e ambulatório de Toxina Botulínica Tipo – A; E corpo clínico, com as especialidades de Fisiatria; Pediatria; Ortopedia; Neuropediatria; Genética; Fisioterapia; Enfermagem; Terapia Ocupacional; Psicologia; Nutrição; Assistência Social e Técnico ortopédico.

Serviço – O evento ocorrerá no CER/APAE, localizado na Rua Carlinda Tognini, 251 – Vila Progresso, no dia 09/11, às 9 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *