1ª paciente do ambulatório pós-covid do CER/APAE recebe alta

Primeira paciente a receber atendimento no ambulatório pós-covid do Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Campo Grande (CER/APAE), dona Solange Maria Cácere, recebeu alta após 10 meses da sua entrada na unidade.

Solange teve covid-19 no início do mês de julho de 2020. Sem comorbidades, ficou 25 dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ela chegou até a unidade da APAE/CG de cadeira de rodas por não conseguir se locomover sozinha, devido à fraqueza muscular e com depressão. No local, recebeu o atendimento da equipe multiprofissional.

Fez fisioterapia para fortalecer a musculatura pulmonar, comprometida pelo vírus da covid-19 e dos membros superiores e inferiores. Também fez acompanhamento com nutricionista, psiquiatra, entre outros profissionais do CER/APAE.

Após meses de incentivo, apoio e muita dedicação, dona Solange recebeu alta do ambulatório da APAE/CG. A Auxiliar Administrativa agradeceu aos profissionais, que segundo ela, “a deram uma outra vida”.

“Estou saindo daqui com outra vida, nova de novo. Graças a Deus e aos profissionais estou perfeita, sobrevivi aos meus problemas. Eles me deram carinho todas as vezes que eu chorava, me ajudaram com o pulmão e com a perna, em todas as coisas que eu precisei, me acompanharam e deram todo apoio. Só tenho que agradecer, meu segundo lar foi aqui. Obrigada a toda equipe”, agradeceu.

Ambulatório de reabilitação pós-covid do CER/APAE

O CER/APAE tem o primeiro ambulatório 100% SUS (Sistema Único de Saúde), do Brasil, de reabilitação e cuidados paliativos dos pacientes pós-Covid-19. Uma parceria entre a APAE/CG e a Prefeitura de Campo Grande, por meio da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde).

Como receber atendimento no ambulatório pós-covid?

Os pacientes com sequelas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde e solicitar o encaminhamento para o CER/APAE, via Sistema de Regulação (SISREG).

O local conta com profissionais, como Médico Fisiatra, Cardiologista, Pediatra, Neurologista, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Enfermagem, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social e Fonoaudiólogo.

Dona Solange e a Supervisora do Setor de Fisioterapia do CER/APAE, Sarita Baltuilhe.
Dona Solange logo quando entrou no ambulatório pós-covid do CER/APAE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *