Alegria, superação e muito talento dos alunos e artistas, marcaram o XI Festival Nossa Arte, realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG), sede da edição regional 2023, na última quinta-feira (14/9).
Mais de 95 artistas dos Municípios de Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Anastácio e Corumbá, participaram do evento que envolvia seis gêneros artísticos: Artes Literárias; Artes Visuais; Dança; Dança Popular Brasileira; Música e Teatro.
O Festival Nossa Arte é de iniciativa da Federação Nacional das APAEs. Para que aconteça as etapas regionais e estaduais, cada federação dos estados do Brasil fica responsável pela organização em sua localidade. No caso da anfitriã APAE de Campo Grande, a realização do evento foi feita em parceria com a Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul, juntamente com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Cidadania e da Fundação de Cultura do Estado de MS.
O evento envolve três etapas de classificação: regional, estadual e nacional. Apenas os primeiros colocados nas categorias foram classificados para a etapa estadual, que ocorrerá no mês de outubro, em Ponta Porã/MS.
O vice-presidente da APAE/CG, Daisson Reis, agradeceu o empenho de todos os artistas e dos profissionais envolvidos para que o festival acontecesse. “Quero agradecer o empenho de todos e dizer que foi um evento fantástico. Quem ganhou no dia de hoje fomos nós, com a presença de cada um de vocês”, agradeceu.
Em nome da APAE de Campo Grande, o 1º Diretor de Patrimônio da instituição, Antônio José dos Santos Neto, agradeceu aos parceiros e falou do sucesso que foi o evento. “Só temos que agradecer aos parceiros que nos ajudaram e aos profissionais que se dedicaram para a realização do evento. Foi um prazer receber vocês em nossa casa e ver tantos talentos que as APAEs de Mato Grosso do Sul possuem. O nosso próximo encontro será em Ponta Porã, na etapa estadual. Parabéns e obrigado a todos”, disse.
De acordo com a diretora pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco, “o festival busca a inclusão e a integração da pessoa com deficiência intelectual e múltipla por meio da arte, incentivando o intercâmbio social, estimulando o gosto pelas atividades artísticas com fins educacionais e formativos aos alunos da educação especial”, informou.
O evento contou com a presença das representantes da SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) e da SEMED (Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande).
Resultados da APAE de Campo Grande no festival:
1° lugar – Música (com banda e conjunto);
1° lugar – Teatro;
1° Lugar – Dança Popular Brasileira;
2º lugar – Artes Literárias;
3° lugar – Artes Visuais;
3° lugar – Dança;