Em abertura do 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Doenças Raras, parceria entre a APAE/CG e UFMS é destaque pelo atendimento à população

Na noite de quarta-feira (13), durante a abertura do 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Doenças Raras, 2º Simpósio Internacional dos Programas de Pós-Graduação do INISA, 14º Jornada Acadêmica de Enfermagem e 9º Jornada Acadêmica de Fisioterapia, a parceria entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi o grande destaque da noite, pelo atendimento oferecido à população do Estado, principalmente, às pessoas com deficiência.

Após quase dois anos do 1º congresso e simpósio que realizaram juntos, a APAE/CG e a UFMS deram o pontapé inicial no 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Doenças Raras, 2º Simpósio Internacional dos Programas de Pós-Graduação do INISA.

A parceria entre a APAE de Campo Grande, por meio do Centro Médico e de Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE/CG (CER/APAE), vem de anos, juntos alcançaram inúmeros avanços para toda população Sul-Mato-Grossense.

Representando a APAE de Campo Grande, o vice-presidente da instituição, Daisson Reis destacou os resultados da parceria em conjunto com a universidade, dentre elas o programa de residência multiprofissional em reabilitação física, em que ocorre o processo seletivo da sétima turma e as publicações de trabalhos em revistas de renomes internacionais. “Todo o trabalho feito em parceria tem sempre um único foco, a pessoa com deficiência. Junto com a UFMS, temos trabalhado pesquisas, extensão, a residência multiprofissional em reabilitação física e em breve, o tão sonhado Centro de Doenças Raras”, afirmou.

Marcos Antônio Ferreira Júnior, Diretor do Instituto Integrado de Saúde (INISA), aproveitou o momento para agradecer a APAE/CG pela parceria de sucesso.

“Nesses anos, temos crescido muito, sendo parceiros nas melhores definições, em momentos bons e até mesmo nas horas de dificuldades. Hoje, vemos como o evento do simpósio e congresso cresceu, agora, com as jornadas acadêmicas ocorrendo junto”, disse. O Diretor do INISA também ressaltou o sonho da construção do centro de doenças raras, que já está em processo para realmente criar.

O Diretor Clínico do CER/APAE, Dr. Paulo Siufi, agradeceu os presentes, os parceiros do evento, a parceria com a universidade, além de destacar a importância do encontro para as pessoas com deficiência de Mato Grosso do Sul.

“Nós temos crescido e a UFMS tem sido a grande parceira do CER/APAE. Só temos a agradecer por todo apoio e empenho que toda a equipe tem colocado em prol dos menos favorecidos. Com o simpósio, ganha os profissionais e acadêmicos no conhecimento e, principalmente, todos os cidadãos sul-mato-grossenses”, frisou.

O Reitor da UFMS, Marcelo Turine, desejou um bom encontro para todos e agradeceu a APAE/CG pela união de esforços pela saúde do Estado e pesquisa.

“É com muita alegria que iniciamos esse congresso. Desejo que todos saiam com mais conhecimento para poder ajudar não somente Mato Grosso do Sul, bem como todo o Brasil. Obrigado à APAE de Campo Grande por junto com a UFMS trabalhar pela saúde e a pesquisa”, disse.

Estiveram presentes o Coordenador Técnico do CER/APAE, Paulo Henrique Muleta Andrade, o Deputado Estadual Rinaldo Modesto, o Secretário Municipal de Saúde Dr. Sandro Benites, o Diretor Técnico do CER/APAE, Dr. Alberto Cubel e a gerente da Rede da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Juliana Medeiros.

Sobre o 2º congresso e simpósio

Com a participação de renomados palestrantes e importantes pesquisadores nacionais e internacionais, o 2º congresso e simpósio tem como objetivo principal estimular o debate e a reflexão sobre as doenças raras e diversos tópicos em saúde, além de incitar a produção e divulgação científica mediante oferta de espaço para apresentação de trabalhos científicos.

Um grande evento científico que envolve os cursos de Graduação em Enfermagem e Fisioterapia, Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, Residências Multiprofissionais em Saúde na Atenção ao Paciente Crítico, Reabilitação Física e Cuidados Continuados Integrados. Além dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem (Mestrado Acadêmico), Ciências do Movimento (Mestrado Acadêmico) e Saúde da Família (Mestrado Profissional), todos ofertados pelo Instituto Integrado de Saúde (INISA) da UFMS.

O evento acontece de 13 a 15 de setembro, na Cidade Universitária. Os encontros permitem integrar estudantes, pesquisadores, professores da UFMS, colaboradores do CER/APAE e comunidade, sendo realizado totalmente de forma presencial para todos os congressistas, com participação de alguns palestrantes de forma on-line, conforme a programação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *