APAE/CG doa equipamentos à Clínica Escola Integrada para atendimento de fisioterapia respiratória em crianças

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG) doou, na segunda-feira (29/5), para a Clínica Escola Integrada, novos equipamentos para atendimento de fisioterapia respiratória em crianças.

Os equipamentos foram entregues pelo presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, o Coordenador-geral da instituição, Nilo Sérgio Laureano e a supervisora do setor de fisioterapia do CER/APAE, Sarita Baltuilhe ao reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, o diretor da Clínica Escola, Ramon Penha e a Coordenadora do Projeto Respira e professora do Instituto Integrado de Saúde (INISA), Leila Foerster.

O reitor Marcelo Turine destacou o papel social da UFMS ao atender as crianças de Mato Grosso do Sul. “Não existe universidade sem o envolvimento e a integração com a sociedade. Aqui temos o projeto de extensão Respira que, com esses equipamentos, vai atender mais crianças e com mais qualidade”, celebrou. 

Luiz Cesar Nocera, presidente APAE/CG, explicou que os equipamentos foram adquiridos para atender os pacientes pós-covid, porém não estavam mais sendo utilizados. Por isso, a instituição decidiu cedê-los à Clínica. “Como a Clínica Escola precisava utilizar nos tratamentos pulmonares, nos pediu e cedemos. Vamos aproveitar a oportunidade para também enviar alguns pacientes do CER/APAE, para que sejam atendidos aqui”, disse.

Os equipamentos cedidos vão possibilitar a criação de um laboratório de função pulmonar em pediatria. Assim, a equipe poderá fazer avaliações ainda mais detalhadas, que serão úteis para elaborar o plano de tratamento dos pacientes. 

Os principais beneficiados serão os pacientes crônicos, como asmáticos e fibrocísticos. Esse atendimento não é oferecido pela rede pública, deste modo, a maioria das pessoas não têm acesso, a não ser pela rede particular. A Clínica Escola é o único lugar na capital e em todo o estado de Mato Grosso do Sul e um dos poucos no Brasil, que oferece esse atendimento gratuito.

Projeto Respira

O projeto Respira atende, desde 2018, pacientes com afecções respiratórias. O público-alvo é de crianças e adolescentes, desde recém-nascidos até 17 anos.

A iniciativa realiza cerca de 580 atendimentos gratuitos por ano, seja por encaminhamento ou por demanda espontânea. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 18h, na Cidade Universitária (UFMS).

*Com informações e fotos da Assecom UFMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *