A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG) e a Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul (FEAPAEs/MS) realizaram, no último sábado (21/8), solenidade de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2021, que tem como tema “é tempo de transformar conhecimento em ação”.
A Semana Nacional tem por objetivo divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.
O evento iniciou com a apresentação dos professores de música do CEDEG/APAE, Cibele Landim e Paulo Cesar Martins, do aluno Márcio Escobar e da Auxiliar Administrativa, Maria Edwirges dos Reis, que entrou na instituição como alunas aos 9 anos de idade.
Dando início à semana, o presidente da FEAPAEs, Ottão Pereira discursou sobre a missão de estar à frente das instituições. “Mais uma vez estamos empenhados na nobre função como entidade, nos direitos e garantias da pessoa com deficiência. Buscamos conscientizar a sociedade sobre a inclusão”, afirmou.
Presidente da APAE/CG, Antônio José dos Santos Neto destacou a importância do mês de agosto para as APAEs de todo o Brasil. “Preparamos uma programação especial, seguindo eixos de atuação, como: conhecimento de direitos; transformações pessoais e mudança de paradigma da sociedade. Todas as APAEs do Brasil lutam em defesa pela garantia de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias, sendo esse o maior objetivo da campanha. Nesta semana, a APAE de Caampo Grande tem o objetivo de mobilizar e envolver toda a sociedade nesta luta”, afirmou.
A Professora Mestra Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira, Coordenadora Nacional de Educação e Ação Pedagógica/Fenapaes e Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica Feapaes/MS e o Diretor Pedagógico do Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE), falaram sobre a importância de discutir o tema com a sociedade.
Os Autodefensores do Estado e de Campo Grande, Ricardo Lopes, Wagner dos Santos e Evelyn Machado também usaram a palavra para falar em nome das pessoas com deficiência.
Vice-Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes parabenizou as APAEs pelo trabalho realizado em prol da comunidade. “Semanas como essa traz ao debate assuntos relevantes para as pessoas com deficiência. Sabemos que muito foi feito, mas temos muito a fazer. Nós temos a convicção que estamos evoluindo a cada dia e queremos ser provocados a fazer mais pelos cidadãos Campo-grandenses, estamos aqui para servir a todos. Temos a responsabilidade por fazer mais e melhor, disse.
“Esse momento é extremamente importante para agradecermos os gestores, nossos parceiros e colaboradores. Temos evoluído muito e essa evolução é por atender a pessoa com deficiência com a melhor qualidade possível. Fico extremamente satisfeito em ver aqui as pessoas que têm nos ajudado”, agradeceu o Coordenador-geral da APAE/CG, Nilo Sérgio Laureano.
Representando a Câmara Municipal de Campo Grande, Dr. Sandro afirmou estar lisonjeado por estar no evento das APAEs, que representam um importante e belo trabalho pelas pessoas com deficiência.
“Fico lisonjeado de falar representando a Câmara Municipal de Campo Grande e tenho orgulho de ter sido chamado hoje, de APAEANO. A APAE conseguiu reunir tantas pessoas boas, que foi destaque no Brasil. Parabéns aos que estão à frente desse belo trabalho. Temos como missão saber respeitar e incluir todas as pessoas”, explanou Dr. Sandro.
O Secretário Municipal de Saúde (SESAU), José Mauro Filho, falou sobre o apoio da prefeitura com a instituição, na luta pelo direito da pessoa com deficiência. “É bom ver que tem muita gente que luta pelo direito das pessoas que nascem com algum tipo de deficiência. O tema dessa campanha é de fundamental importância e o município tem tido o cuidado de estar atento a essa demanda”, afirmou.
A Coordenadora do Clube de Mães da APAE/CG, Maria Ferreira pediu a reflexão dos pais para colaborarem no trabalho e desenvolvimento do filho e agradeceu os diretores da instituição pela dedicação em prol dos filhos.
O evento também contou com a presença da Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Pessoas com O evento também contou com a presença da Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes, do Diretor Técnico do CER/APAE, Alberto Cubel e outras autoridades.