APAE/CG, Instituto Sangue Bom e Hospital de Câncer de CG lançam a 6ª Caminhada e Corrida Sangue Bom

Nesta manhã (15/5), o Instituto Sangue Bom, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/CG) e o Hospital de Câncer de Campo Grande lançaram, a 6ª Caminhada e Corrida Sangue Bom.

O evento solidário acontecerá no dia 25 de junho, às 8h, na Cidade do Natal, com três diferentes percursos, de 3km, 5km e 15km, sendo ela homologada, uma prova oficial e vai estar contando para o Bolsa Atleta.

Além de incentivar a doação de sangue e medula óssea, o evento 100% solidário, neste ano, irá angariar fundos para a APAE de Campo Grande e o Hospital de Câncer de Campo Grande.

Uma das beneficiadas da caminhada e corrida, a APAE/CG, por meio do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos (IPED/APAE), também irá aproveitar o momento para divulgar a Triagem Neonatal (teste do pezinho) e a doença fenilcetonúria. O teste do pezinho é comemorado durante todo o mês de junho, tendo a data nacional no dia 06. Já a doença rara fenilcetonúria é celebrada internacionalmente em 28 de junho.

Em nome da APAE/CG, o presidente Luiz Cesar Nocera agradeceu a parceria do Instituto Sangue Bom e do Hospital de Câncer, na corrida pela saúde e pela escolha da instituição como uma das beneficiadas.

“Com muito orgulho represento a instituição que presta serviço de promoção à saúde, com seriedade e competência. E, hoje, especialmente, queremos agradecer pela oportunidade de, por meio da corrida Sangue Bom, podermos divulgar o Teste do Pezinho e a doença rara fenilcetonúria, além de sermos beneficiados com 50% dos fundos angariados pelo evento”, disse o presidente.

Durante sua fala, o presidente esteve acompanhado pelo usuário do IPED/APAE, que faz o tratamento de fenilcetonúria na unidade, o pequeno Gessé Malaquias, de quatro anos, que estava junto com o pai Niloir Malaquias.

Os interessados em participar podem clicar aqui para realizar a inscrição. Os valores serão divididos em três lotes, de acordo com a procura do evento.  

O lançamento contou com a participação de autoridades do Estado e Município e da Coordenadora Técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieri e a equipe da unidade.

Sobre o Teste do Pezinho e a Fenilcetonúria

A APAE de Campo Grande possui três unidades, dentre elas, o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnóstico (IPED/APAE).

O IPED é responsável pela triagem Pré-Natal, Neonatal e de exames complementares para a elucidação de diagnósticos. A Triagem Neonatal, também conhecida como Teste do Pezinho, é um exame que deve ser realizado em todo recém-nascido, entre o 3° e o 5° dia de vida. Ele possibilita o diagnóstico precoce de várias doenças, dentre elas, a FENILCETONÚRIA, uma doença rara e pouco conhecida.

Sem o tratamento precoce adequado, as manifestações da doença iniciam-se por volta dos 3 meses de idade, e podem variar de intensidade. São elas: Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; deficiência intelectual; convulsões; hiperatividade; microcefalia, entre outras.

Esta doença não tem cura, o tratamento é uma dieta especial com restrição da ingestão de proteínas naturais, e ela é para a vida toda.

A Fenilcetonúria é apenas uma das doenças investigadas no teste do Pezinho. A APAE/CG participa da Caminhada e Corrida Sangue Bom, justamente para conscientizar a população quanto a importância da Triagem Neonatal.

Sobre a Corrida Sangue Bom

A corrida Sangue Bom é idealizada pelo professor Carlão, que teve a ideia em promover a conscientização e divulgação da doação de sangue e medula óssea, após se tornar transplantado. “Após uma adversidade, mudei a minha vida e direcionei ela para a prática da empatia. E o esporte é o veículo de inclusão para toda e qualquer adversidade que você tenha tido na vida”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *