APAE/CG recebe a visita do Deputado Federal Loester Trutis

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG) recebeu, nesta manhã (26/5), a visita do Deputado Federal Loester Trutis e da Advogada e idealizadora do CTAFE (Centro de Triagem para Acolhimento de Famílias Especiais), Raquelle Lisboa.

A visita ocorreu com a presença do presidente da APAE/CG, Antônio José dos Santos Neto, do Coordenador-Geral da instituição, Nilo Sérgio Laureano, da Coordenadora Técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieiri e do Coordenador Administrativo do IPED/APAE, Valdai Nery.

Na ocasião o deputado e a advogada apresentaram o trabalho realizado pelo CTAFE e sugeriram mais alguns serviços para a associação.

O parlamentar aproveitou para visitar as unidades CER e a obra da sua ampliação e o IPED/APAE. No Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos, Trutis acompanhou o desenvolvimento do equipamento Panthera-Puncher da Perkin Elmer, picotador automático de amostras em sangue seco, adquirido por meio de sua emenda parlamentar.

“O equipamento traz o uso mais eficiente da amostra, com maior agilidade, por picotar simultaneamente até 9 placas, (o anterior fazia somente 1). Também proporciona maior precisão, devido a rastreabilidade aprimorada. Além de maior ergonomia para o laboratório”, explicou a Responsável Técnica do IPED/APAE, Michelly Zanchin.

O exame laboratorial feito a partir da amostra de sangue seco do recém-nascido, a triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho, é o procedimento capaz de identificar diversas doenças que causam sequelas graves e podem levar ao óbito se não diagnosticadas precocemente.

O IPED/APAE é referência em Mato Grosso do Sul no exame do teste do pezinho.

APAE/CG elogiada pela primeira-dama Michele Bolsonaro

Neste mês, a APAE/CG, juntamente com o CTAFE e o deputado Trutis, foram elogiados pela primeira-dama Michele Bolsonaro, em live realizada no dia 12, pela aquisição do equipamento.  

Conforme Michele Bolsonaro, a iniciativa deve ser ampliada para outras unidades da federação.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *