APAE/CG recebe o Vereador Dr. Victor para realização de palestras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

A APAE de Campo Grande recebeu, nos dias 18 e 19 deste mês, o vereador Dr. Victor Rocha, Médico Mastologista, que palestrou sobre a importância do diagnóstico precoce, da conscientização e prevenção do câncer de mama.

As palestras foram realizadas no Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos (IPED/APAE) e no Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE).

O câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil e é por isso que a conscientização durante o Outubro Rosa é sempre importante, quanto antes for detectado, maior as chances de cura.

O Outubro Rosa foi criado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em 2020 foram registrados 66.280 mil casos novos da doença no Brasil e 850 casos novos no Mato Grosso do Sul, com taxa estimada de 17,12 casos para cada 100 mil mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Visitas na APAE de Campo Grande

Além de palestrar na APAE de Campo Grande, o vereador Dr. Victor Rocha também conheceu e visitou as unidades da instituição: IPED/APAE, CER/APAE e CEDEG/APAE.

O presidente da instituição Antônio José dos Santos Neto, a Coordenadora Técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieri e o Diretor Pedagógico do CEDEG/APAE, Hugo Jader Monteiro Cardoso estiveram presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *