O Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Campo Grande (CER/APAE), referência no Estado de Mato Grosso do Sul no atendimento de pacientes estomizados realizou, estágio supervisionado com a 1ª turma da pós-graduação em estomoterapia, em Campo Grande. Uma parceria entre a unidade e a Faculdade Novoeste.
O estágio prático com ênfase em estomias foi realizado durante uma semana com 21 enfermeiros. Ele foi conduzido pela Enfermeira Kellen de Lis Oliveira, responsável pelo setor de estomias do CER/APAE.
A enfermeira fala sobre a importância de abrir uma turma para esse atendimento. “Teremos profissionais qualificados para atendimento pós-operatório, prevenindo e ajudando nas orientações. Com esse cuidado, o paciente durante o tempo de internação não evoluirá complicações até a alta, podendo ser regulado e receber o atendimento qualificado no CER/APAE”, afirmou.
Pós-graduação em enfermagem em estomaterapia: estomias, feridas e incontinências da Novoeste
Tem o objetivo de prestar assistência especializada com bases em evidências científicas e segundo as Diretrizes Éticas e Legais ao indivíduo com estomias nas fases pré, intra e pós-operatórias imediata, mediata e tardia (ambulatorial ou domiciliar) e portadores de fístulas digestivas, com cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas, incontinências urinária e anal; estimular a produção científica na área de Estomaterapia; Proporcionar subsídios necessários para implantação e gerenciamento de serviços em Estomaterapia; Desenvolver processo de ensino junto ao paciente, familiares e/ou Cuidadores e população para os cuidados específicos relacionados ao estoma, feridas e incontinência.
Público-alvo
Enfermeiros com experiência no mínimo de 01 ano em uma das áreas de estomaterapia (feridas, estomias e ou incontinências).