Mulher-Maravilha: Raisa recebe sua primeira prótese personalizada do CER/APAE e anda pela primeira vez

Depois de anos caminhando com uma sandália crocs, Raisa Jara Gomes, de 9 anos, recebeu sua primeira prótese personalizada de Mulher-Maravilha e caminhou pela primeira vez no Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Campo Grande (CER/APAE).

Há um mês ela recebeu a prótese e retornou nesta semana, na unidade da APAE/CG para fazer ajustes, como aumentar a altura.

De Coronel Sapucaia/MS, a garotinha nasceu com foquismo (malformação congênita), em que ocorrem alterações no desenvolvimento embrionário resultando em modificações estruturais e funcionais. Raisa tem amputação bilateral, quando dois membros de uma mesma pessoa são amputados e precisou de prótese exoesquelética transfemural.

Conhecendo a história da família, e, principalmente, a força de vontade da Raisa em andar, o Auxiliar Técnico Ortopédico do CER/APAE, Dorival Daikon Vilalta, sensibilizado, decidiu, não somente fazer a prótese, mas, a personalização dela com a imagem da Mulher-Maravilha, uma super-heroína forte e guerreira, toda-poderosa em virtude da sua inteligência, competência e independência (autonomia).

“O caso da Raisa mexeu muito com a equipe. A escolha da Mulher-Maravilha foi devido a história de superação dessa guerreira. É assim que vejo essas crianças e aprendo com elas todos os dias, a superar todos os obstáculos”, explicou Dorival Daikon.

Dando os seus primeiros passos com a prótese, Raisa emocionou toda a equipe da unidade da APAE de Campo Grande e principalmente, o pai, Leonido Lopes Gomes, que é o seu maior incentivador. “Fico muito emocionado em ver pela primeira vez a minha filha assim. Ela acorda, levanta para escovar os dentes e já me pede para colocar as próteses e fica andando. Estamos contentes por termos conseguido. A APAE mudou completamente a nossa vida”, afirmou

Pai de quatro filhas, Leonido conta que a caçula Raisa é muito querida, amada e paparicada por toda família. “No dia que chegamos ela já foi pedindo para a irmã pintar as unhas da prótese”, disse.

Raisa tendo as unhas da prótese pintadas pela irmã
Antes da prótese, Raisa andava com a sandália crocs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *