Coordenadora Técnica do IPED/APAE palestra no 15º Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil

A Coordenadora Técnica do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande (IPED/APAE), Josaine Palmieri esteve, nesta manhã (08/11), palestrando no 15º Simpósio Internacional sobre HTLV (Vírus Linfotrópico de Células T Humanas) no Brasil.

O evento presencial, acontece pela primeira vez em Campo Grande, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, com o tema “HTLV: Quebrando barreiras e construindo pontes”.

A organização é realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio do Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Fundação Oswaldo Cruz e à frente do evento está a professora da Faculdade de Medicina, Ana Rita Coimbra Motta-Castro.

Durante a sua participação na Mesa Redonda, a Coordenadora do IPED/APAE explicou como é realizado o Programa de Proteção à Gestante na unidade, criado em 2002.

“O Programa de Proteção à Gestante é preventivo. Ele foi criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde e é realizado pelo IPED/APAE com a participação de todos os municípios”, explicou.

Josaine Palmieri conta que o Programa é dividido em duas fases. “Na primeira, realizamos a triagem em papel-filtro para 15 exames, dentre eles o HTLV 1 e 2. A segunda fase é feita a partir da 28º semana de gestação, com três exames: Toxoplasmose IgM, Sífilis Recombinante e Anti-HIV  1 e 2”, contou.

A coordenadora aproveitou a oportunidade para explicar o passo a passo de como é realizada a análise para o HTLV 1 + 2 em sangue seco, na gestante. “Caso o resultado seja “Não Reagente”, o resultado é liberado via web, caso o resultado seja “Reagente” realizamos a confirmação pela metodologia de Western Blot e posteriormente liberamos este resultado no sistema para ser visualizado pelos responsáveis pela gestante”, disse.

Do IPED/APAE, também estiveram presentes no simpósio a Responsável Técnica da unidade, Michelly Zanchin e o Biólogo John Serpa.

O que é HTLV?

O HTLV é chamado também de vírus linfotrópico da célula humana. Ele é um vírus da mesma família do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e age de forma similar, infectando células T do corpo humano.

Muitos pacientes acabam não apresentando sintomas do vírus em si, mas podem surgir doenças em decorrência da infecção pelo vírus HTLV.

O HTLV é transmitido por meio do contato sexual sem a devida proteção, do compartilhamento de seringas e agulhas, em transfusões sanguíneas e de mãe para filho, durante a gestação, o parto ou mesmo na amamentação.

*Com informações da SES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *