Coordenadora Técnica do IPED/APAE participa de Seminário Estadual para eliminação da transmissão vertical da Sífilis

Coordenadora Técnica do IPED/APAE participa de Seminário Estadual para eliminação da transmissão vertical da Sífilis

A Coordenadora Técnica do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE/ CG (IPED/APAE), Josaine Palmieri, participou, nos dias 10 e 11 de novembro, do Seminário Estadual “Traçando estratégias para eliminação da transmissão vertical da Sífilis com vista a 2023”.

Na programação, foi apresentado o painel sobre a situação atual da vigilância em saúde e notificações da Sífilis – Ministério da Saúde, CONASS, CONASEMS e CNS. A ocasião também contou com a apresentação do relatório de pesquisa sobre “Inconsistências nas notificações de sífilis congênita”.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) explicou o painel sobre a Vigilância em Saúde e notificação da Sífilis em Mato Grosso do Sul.

O evento aconteceu no auditório da IAGRO e Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul.

Programa de Proteção à Gestante

Criado em 2002 pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde e realizado pelo IPED/APAE, o Programa de Proteção à Gestante é preventivo e tem o intuito de ampliar o acesso das gestantes ao Pré-natal, contribuindo com a redução da morbimortalidade materno-infantil.

Os exames de Triagem Pré-Natal são de extrema importância para uma gestação segura, pois, por meio deles é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem atingir a mãe e o bebê, como doenças, infecções ou disfunções que, detectadas precocemente, possibilita um tratamento com maior êxito.

O Programa é dividido em duas fases: Na primeira, é realizada a triagem em papel-filtro para 15 exames, que deve ser realizada em todos os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de suas unidades básicas de saúde. A segunda fase é a confirmação do diagnóstico, através de exames realizados pelo IPED/APAE, feita a partir da 28º semana de gestação, com três exames: Toxoplasmose IgM, Sífilis Recombinante e Anti-HIV  1 e 2.

O Programa de Proteção à Gestante é considerado um grande avanço na saúde pública do estado, que possibilita diagnosticar as doenças ainda na gestação, prevenindo possíveis complicações e agravos para a mãe e para o bebê, já que as doenças podem ser transmitidas da mãe para o filho durante a gestação. 

Fotos: Kamila Ratier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *