Curso oferecido pelo Ministério da Saúde, Fiocruz e ETSUS formará técnicos ortopédicos no CER/APAE

O Ministério da Saúde, junto com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a ETSUS Campo Grande/MS (Escola de Saúde Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão”), ligada à Secretaria de Saúde do Estado de MS e a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, está realizando a formação técnica em órtese e prótese, com o objetivo de expandir o profissional dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 27 módulos, a formação iniciou no CER/APAE com a tutoria em novembro de 2020 e a capacitação dos alunos em fevereiro de 2021. A capacitação tem sido realizada no Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil.

A carga horária de formação dos técnicos ortopédicos pelo Ministério da Saúde é de 1200 horas e a previsão é para que seja finalizada em junho de 2022.

Funcionários da Oficina Ortopédica do CER/APAE, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais estão no módulo 5 da capacitação, em que já foi realizada a primeira aula de oficina prática, com a confecção de órtese suropodálica, que são confeccionadas sob medida em termoplástico ou em fibra de carbono, indicadas para manter a articulação do tornozelo na posição funcional em pacientes com sequelas espásticas e flácidas, pés equinos, melhorar a imagem corporal, controlar a motricidade aprimorar a independência, a qualidade da marcha e equilíbrio do tônus muscular.

A Supervisora do Setor de OPM/TO, Adriana Maria de Oliveira e a Supervisora do Setor de OPM/FISIO, Patrícia de Morais Brandão, são as tutoras e o Auxiliar Técnico Ortopédico Luiz Henrique Medina e o Auxiliar Ortopédico Dyone dos Santos são os preceptores na capacitação no CER/APAE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *