Outubro Rosa: CEDEG/APAE recebe palestra e orientações sobre o diagnóstico do câncer de mama para as mulheres

No Outubro Rosa, funcionárias, mães de alunos do CEDEG/APAE e as integrantes do clube de Mães da APAE/CG receberam, nesta manhã (26/10), palestra e orientações sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama.

As mulheres presentes receberam orientações sobre como buscar o exame e realizar o tratamento para o câncer de mama.

As orientações foram passadas pelas palestrantes, a Enfermeira especialista em saúde mental, Valdirene dos Santos, a Enfermeira, Dra. em Psicologia com ênfase na saúde mental, Rosangela Fernandes e a Assistente Social do Hospital do Amor de Campo Grande, Flavia Miranda.

Também esteve presente o vereador Betinho.

Outubro Rosa

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

CEDEG/APAE em parceria com o projeto Lenços de Luz

O CEDEG/APAE abraça a campanha Outubro Rosa e firma parceria com o projeto Lenços de Luz. Agora, na unidade escolar, a população poderá doar lenços, boinas, bonés, tudo que proteja e ajude na autoestima das pessoas que fazem tratamento de câncer e ficam carecas.

O projeto Lenços de Luz surgiu num momento da dor para a pedagoga Annelise Lopes Peralta, quando sua irmã gêmea foi diagnosticada com leucemia. Ela faleceu 26 dias após o diagnóstico. “Minha irmã se foi e eu precisava fazer alguma coisa para agradecer as pessoas que me ajudaram com doações de sangue e plaquetas e me abraçaram sem me conhecer”, explica Annelise.

*com informações Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *