O presidente da APAE de Campo Grande, Luiz Cesar Nocera participou, na noite de terça-feira (28/2), na Câmara Municipal de Campo Grande, da abertura do Capacita APAE Brasil.
O evento contou com a presença de várias autoridades, como o presidente da Federação Nacional das APAEs, José Turozi, o vice-presidente, Nilson Ferreira, o presidente da Federação das APAEs de MS, Ottão Pereira, o vice-Governador de Mato Grosso do Sul, Barbosinha, o Vereador Clodoilson Pires, a Subsecretária de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Telma Nantes e os Autodefensores Ricardo Lopes e Evelyn Machado.
O Capacita APAE Brasil é uma oportunidade para gestores e equipe técnica trocarem experiências e tirarem dúvidas sobre suas respectivas áreas de atuação. Além das palestras dirigidas a todos, durante os dias de programação o evento conta com momentos específicos para debate sobre quatro áreas de políticas públicas: saúde, educação, assistência social e inclusão no mundo do trabalho; além de capacitação na área de gestão.
O projeto começou pequeno, dada a necessidade de levar capacitação e recolher as principais demandas de cada APAE. O evento se tornou tão relevante para a Rede que hoje foi transformado em um programa. A ideia é percorrer todo o país, levando o conhecimento para a ponta.
“Mato Grosso do Sul é o décimo nono Estado a receber o programa Capacita APAE Brasil. Um programa de extrema importância para as instituições, onde teremos a oportunidade de fortalecer algumas áreas, como assistência social, saúde, gestão, educação e outras. Não é fácil, mas, temos certeza que será compensador”, disse o vice-Presidente da FENAPAEs, Nilson Ferreira, que também parabenizou e agradeceu a APAE de Campo Grande pela qualidade na gestão.
A proposta do Capacita APAE Brasil é estreitar e fortalecer a relação entre a Fenapaes e as mais de 2 mil APAEs. Além disso, o projeto será inserido em uma plataforma do Instituto como um programa de formação continuada.
O presidente da FENAPAEs, José turozi, ressaltou a importância dos parceiros para as instituições, como dos governos Federal e Estadual, prefeituras, entre outros. Além disso, Turozi enalteceu o trabalho executado pela APAE/CG.
“Estive na APAE de Campo Grande e, com muito orgulho, ela é uma referência nacional do movimento no Brasil. Talvez, nenhuma governadoria ou prefeitura ofereça o serviço que oferecemos, especialmente aqui em Campo Grande. É um grande prazer estar aqui. Vamos juntos, construir cada vez mais um movimento mais forte pelas pessoas com deficiência”, afirmou.
Luiz Cesar Nocera, presidente da APAE/CG, falou da missão que recebeu ao assumir a instituição há 2 meses.
“Ser da APAE é uma atividade mágica que realizamos pelas pessoas com deficiência. Cuidamos da APAE de Campo Grande com zelo, carinho e muita transparência. Parabéns pela iniciativa das federações nacional e estadual por nos conceder o privilégio de receber essa capacitação”, agradeceu o presidente da APAE/CG.