Profissionais do CER/APAE têm artigo publicado na Revista Conjecturas Qualis A3

O Coordenador Técnico do CER/APAE, Paulo Henrique Muleta Andrade e o Fisioterapeuta Maurício Comin, também da unidade da APAE de Campo Grande, junto com a Thamara Ferro Balsani Comin, Rayssa Bruna Holanda Lima, Giseli Mayuki Ikeda Muleta Andrade, Marília Rodrigues Leite de Castro e a Talita Corrêa dos Santos tiveram, o artigo “Aspectos morfofuncionais diafragmáticos e função pulmonar em pacientes pós-covid-19 que foram submetidos a VMI”, publicado na Revista Conjecturas com indicação Qualis A3.

As melhores revistas científicas são classificadas como A. Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para classificar a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização.

O objetivo do artigo foi avaliar e correlacionar os aspectos morfofuncionais diafragmáticos e função pulmonar de pacientes acometidos por Covid-19. O Estudo transversal prospectivo foi realizado no CER APAE de Campo Grande, onde os participantes foram avaliados através do exame de ultrassonografia diafragmática.

Foi concluído que, fadiga, a falta de ar e o cansaço foram as sintomatologias mais relatadas, entretanto, a maioria apresentou função pulmonar e morfologia diafragmática preservadas. Assim os fatores psicossomáticos, evidenciados pelo pictograma de fadiga, e a obesidade podem ser fatores que interferem negativamente na reabilitação desses pacientes.

O artigo foi publicado v. 22 n. 1 (2022): jan./fev. 2022.

Sobre a Revista

Periódico com natureza interdisciplinar. A revista publica artigos em todas as áreas do conhecimento, aceitando trabalhos em espanhol, inglês e português.

O conselho editoral é formado por docentes e pesquisadores de universidades de diferentes regiões. Conta ainda com uma equipe de colaboradores para agilizar o processo de edição.

Link: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *