O Coordenador Técnico do CER/APAE, Paulo Henrique Muleta Andrade e o Fisioterapeuta Maurício Comin, também da unidade da APAE de Campo Grande, junto com a Thamara Ferro Balsani Comin, Rayssa Bruna Holanda Lima, Giseli Mayuki Ikeda Muleta Andrade, Marília Rodrigues Leite de Castro e a Talita Corrêa dos Santos tiveram, o artigo “Aspectos morfofuncionais diafragmáticos e função pulmonar em pacientes pós-covid-19 que foram submetidos a VMI”, publicado na Revista Conjecturas com indicação Qualis A3.
As melhores revistas científicas são classificadas como A. Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para classificar a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização.
O objetivo do artigo foi avaliar e correlacionar os aspectos morfofuncionais diafragmáticos e função pulmonar de pacientes acometidos por Covid-19. O Estudo transversal prospectivo foi realizado no CER APAE de Campo Grande, onde os participantes foram avaliados através do exame de ultrassonografia diafragmática.
Foi concluído que, fadiga, a falta de ar e o cansaço foram as sintomatologias mais relatadas, entretanto, a maioria apresentou função pulmonar e morfologia diafragmática preservadas. Assim os fatores psicossomáticos, evidenciados pelo pictograma de fadiga, e a obesidade podem ser fatores que interferem negativamente na reabilitação desses pacientes.
O artigo foi publicado v. 22 n. 1 (2022): jan./fev. 2022.
Sobre a Revista
Periódico com natureza interdisciplinar. A revista publica artigos em todas as áreas do conhecimento, aceitando trabalhos em espanhol, inglês e português.
O conselho editoral é formado por docentes e pesquisadores de universidades de diferentes regiões. Conta ainda com uma equipe de colaboradores para agilizar o processo de edição.
Link: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/616