Setor de Psicologia Infantil do CER/APAE usa ovos com emoções pintadas para trabalhar com crianças

O atendimento infantil traz vários desafios, pois as crianças possuem formas próprias de se expressar. Estudo, criatividade, dom e um jeitinho especial, são algumas das técnicas utilizadas para trabalhar com elas.

Para prestar um atendimento de qualidade, estar mais próximo e entender a criança, o setor de Psicologia Infantil do Centro Especializado em Reabilitação (CER/APAE) tem buscado inovação e criatividade, com o uso dos ovos com emoções pintadas e o cultivo de plantinhas dentro das cascas.

O método tem sido utilizado pela Psicóloga Fabiana Maria da Silva, com o “Jardim Terapêutico”, que trabalha a linguagem, criatividade, expressividade, percepção sensorial e motora, polaridades e planejamento das crianças.

“Essa atividade serve para entender um pouco a percepção que a criança tem da família, trabalhando o campo familiar, amigos e escola. São inúmeros os objetivos, observar como a ela enxerga o campo familiar, como se vê na família, fazer carinha de sentimentos para trabalhar as emoções, a coordenação motora, expressar a criatividade. Tudo depende do que o terapeuta quer trabalhar no momento”, explicou a psicóloga.

Fabiana explica que quando a criança leva os ovinhos para casa é explicada a importância do cuidar, molhar a plantinha e ainda é falado sobre o meio ambiente.

“No setor de Psicologia do CER/APAE, inicialmente é realizada entrevista com o responsável pela criança para compreender as queixas e expectativas da família. Em seguida, é feita a avaliação para verificar o nível de comprometimento que a criança apresenta e a partir disso é elaborado o plano terapêutico adequado para ela. O paciente que apresenta critérios de elegibilidade é inserido para atendimento e o psicoterapeuta, de maneira lúdica e criativa, utiliza diversos recursos para estimular as áreas do desenvolvimento que apresenta atraso”, relatou.

De acordo com a psicóloga, em todos os casos as habilidades cognitivas são estimuladas (atenção, memória, linguagem, raciocínio, criatividade, planejamento, organização), e também, as questões emocionais, comportamentais e orientação familiar.

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