Colaborador descobre vocação na APAE/CG e hoje atua como Terapeuta Ocupacional no CER

A trajetória de Lucas Rodrigues Tavares dentro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG) é marcada por crescimento profissional, descoberta de vocação e transformação pessoal. O hoje terapeuta ocupacional do CER/APAE (Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica) iniciou sua caminhada na instituição como auxiliar na oficina ortopédica e, a partir da vivência no atendimento aos usuários, encontrou a sua profissão.

Lucas ingressou na APAE/CG em julho de 2021, durante o período da pandemia, após ser selecionado para uma vaga de auxiliar ortopédico. “Estávamos na pandemia, em 2021. Me ligaram, fiz a entrevista e na outra semana já fui selecionado para a vaga”, conta.

No início da jornada, ele não imaginava seguir carreira na área da saúde. No entanto, a rotina dentro do CER/APAE e o contato com diferentes profissionais e pacientes despertaram um novo olhar sobre o cuidado e a reabilitação.

“Quando entrei não imaginava seguir na área da saúde, mas vivenciando os atendimentos, vendo cada paciente e conhecendo as várias áreas dentro do CER, me encontrei na Terapia Ocupacional, onde podemos transformar a vida de uma criança, devolvendo autonomia e independência”, relata.

Um dos momentos mais marcantes desse despertar para a profissão, aconteceu enquanto atuava na oficina ortopédica, experiência que foi decisiva para a escolha profissional.

“Houve um momento, quando fui fazer a entrega da primeira prótese para uma menina de quatro ou cinco anos. Ela nunca tinha usado e, quando colocou pela primeira vez, saiu correndo e chamando a mãe. Aquilo me marcou profundamente e me fez entender que essa era realmente a minha profissão”, lembra.

A partir dessa vivência, Lucas iniciou a graduação em Terapia Ocupacional e concluiu o curso no final de 2025. Atualmente, há um mês, ele integra oficialmente a equipe do CER/APAE como terapeuta ocupacional, dando continuidade à sua trajetória dentro da instituição, agora em uma nova função.

“Para mim é maravilhoso olhar para o caminho que percorri. Foram muitos desafios, altos e baixos, e ver que todo esforço valeu a pena. Agora posso retribuir aos pacientes e ao lugar que investiu em mim”, destaca.

Lucas define a APAE de Campo Grande como uma verdadeira escola de vida, responsável não apenas pela sua formação profissional, mas também pelo seu crescimento pessoal.

“A APAE foi e continua sendo uma grande escola de vida e solidariedade com os que mais precisam. Aqui cresci profissionalmente e também como pessoa, aprendendo a nos colocarmos no lugar dos pacientes que precisam de nós”, afirma.

A história dele reforça o papel da instituição como um espaço de oportunidades, onde colaboradores podem crescer, se desenvolver e transformar experiências do dia a dia em carreira profissional.

Hoje, atuando diretamente no cuidado e na reabilitação dos pacientes, Lucas afirma que a formação mudou completamente sua realidade por fazê-lo lutar e estudar para melhorar a sua vida e a dos pacientes.

Para quem também sonha em crescer dentro da instituição, ele deixa uma mensagem de incentivo.

“Mesmo com as dificuldades do caminho até a formação, não desistam. Todo esforço e dedicação valem a pena. Ver a evolução do paciente e saber que você fez parte disso não tem preço”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *