IPED/APAE recebe equipamento, por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Trutis, que dará mais agilidade e precisão na realização do teste do pezinho

O Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande (IPED/APAE), recebeu na terça-feira (31/8), o equipamento Panthera-Puncher da Perkin Elmer, picotador automático de amostras em sangue seco, por meio da emenda parlamentar do Deputado Federal Loester Trutis.

“Com o equipamento terá o uso mais eficiente da amostra, maior agilidade, por picotar simultaneamente até 9 placas, (o anterior fazia somente 1). Também proporcionará maior precisão, devido a rastreabilidade aprimorada. Além de maior ergonomia para o laboratório”, explicou a Responsável Técnica do IPED/APAE, Michelly Zanchin.

O exame laboratorial feito a partir da amostra de sangue seco do recém-nascido, a triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho, é o procedimento capaz de identificar diversas doenças que causam sequelas graves e podem levar ao óbito se não diagnosticadas precocemente.

O IPED/APAE é referência em Mato Grosso do Sul no exame do teste do pezinho.

Na ocasião estiveram presentes o Presidente da APAE/CG, Antônio José dos Santos Neto, o Coordenador-Geral da instituição, Nilo Sérgio Laureano, o Deputado Federal Loester Trutis, o Coordenador Administrativo do IPED/APAE, Valdai Nery de Mello e a Responsável Técnica da unidade, Michelly Zanchin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *