Parceria entre IPED/APAE e UFMS resulta em artigo publicado na Revista Científica ScienceDirect

A parceria entre o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande (IPED/APAE) e o Laboratório de Genética e Biologia Molecular, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, resultou no artigo “Hemoglobinopatias graves em recém-nascidos no Estado de Mato Grosso do Sul”, que foi publicado na Revista Científica ScienceDirect, volume 42 – Hematologia, Transfusão e Terapia Celular, suplemento 2, em novembro de 2020.

O artigo que teve como colaboradores a Coordenadora Técnica do IPED/APAE, Josaine de Sousa Palmieri Oliveira, da Responsável Técnica Michelly Zanchin, a Farmacêutica Indiara Correia Pereira, junto com Amanda Cristina Meneguetti Berti, o Edis Belini Junior, G.S Parente, T.C. David, ambos da UFMS.

O objetivo do artigo é relatar a incidência de hemoglobinopatias graves em recém-nascidos (RN) identificados pelo Serviço de Triagem Neonatal do Estado de Mato Grosso do Sul, IPED/APAE. Material e métodos: Estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2020 com 42.032 RN do MS por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal. Nesse período, 1073 com hemoglobinas anormais foram analisadas por meio de técnicas eletroforéticas, cromatográficas (HPLC-Ultra2 e Genesys, Trinity Biotech) eulares (RFLP-PCR moleculares, PCE-RE e GAP-PCR) pela APAE / Iped-Campo Grande e pelo Laboratório de Genética e Biologia Molecular da UFMS / CPTL, para rastreio de hemoglobinopatias graves. Os dados obtidos após as análises foram utilizados para observação da incidência da mutação S no MS e posterior comparação com os números dos outros estados do país apresentados pela literatura. 

Além de publicado na revista, o artigo também foi premiado pelo Congresso Médico Acadêmico-COM@C, com Menção Honrosa, na categoria oral, apresentado pela acadêmica Amanda Cristina Meneguetti Berti sob orientação e do MSc. Dr. Edis Bellini Júnior professor responsável pelo laboratório de Genética e Biologia Molecular da UFMS/CPTL.

Link para baixar o artigo: 

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2531137920310154

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *